Azaleia: como cuidar, características e significado

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Se você deseja aprender a cultivar azaleia corretamente, então você está no lugar certo. 

Isso porque a azaleia é um arbusto de fácil cultivo por ser uma planta resistente e indicada para a decoração de diversos ambientes.

Dessa maneira, você pode utilizar a azaleia na decoração de ambientes externos como canteiros e jardins ou até mesmo dentro de casa, como na sala de estar.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Com isso, nesse artigo do Manual de Orquídea, você vai descobrir como cultivar azaleia do jeito certo, além de algumas curiosidades e significado sobre esse lindo arbusto. 

Características e curiosidades

Assim, antes de falarmos sobre as dicas de cultivo e na decoração sobre a planta azaleia, é importante dizer que esse arbusto é originário da Ásia.

Além disso, azaleia faz parte do gênero botânico dos rododendros possuindo diversos híbridos com cores de variados tons, com:

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
  • Branco;
  • Vermelho;
  • Laranja;
  • Rosa;
  • Amarelo.

Dessa maneira, essa planta é recomendada para a decoração de ambientes internos, como sala de estar e escritório pela beleza das suas flores.

Ainda, a azaleia também é escolhida para a decoração ou paisagismo devido ao seu significado, sendo uma planta que representa o amor, a natureza e o romance.

Dicas de cultivo

Dessa forma, agora que você conheceu algumas características e curiosidades sobre a planta azaleia, confira abaixo algumas dicas de cultivo desse arbusto lindo 

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Azaleia gosta de sol ou de sombra

Vale destacar, que Azaleia relativa de florestas frias da Ásia, dessa maneira ela vai preferir temperaturas mais amenas para florescer.

No entanto, apesar de gostar de uma temperatura mais amena, Azaléia vai preferir uma condição de sol pleno ou iluminação direta para se desenvolver de maneira adequada 

Como regar

Além disso, a azaleia gosta muito de água e por isso é importante regar o substrato dessa planta até três vezes por semana, principalmente nos dias quentes. 

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Adubos

E com relação à adubação, esta pode ser feita através de fertilizantes químicos ou minerais como NPK.

Além do mais, é importante fornecer em maior quantidade o elemento fósforo no processo de nutrição da planta.

Substratos

E com relação aos substratos ideais para a planta azaleia, estes devem conter uma mistura de terra, casca de pinus e material orgânico. 

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Azaleia como cuidar no vaso

E para cultivar azaleia no vaso, você deve utilizar os mesmos substratos e adubos mencionados anteriormente.

Porém, como azaleia tem um desenvolvimento mais lento, você pode utilizar vasos pequenos ou médios, podendo ser de plástico ou de barro, desde que tenham furos no fundo para o processo de drenagem.

Azaleia como fazer mudas

Cabe ressaltar, que para quem deseja fazer a propagação da planta azaleia, esse processo deve ser feito através da estratégia de estaquia.

Leia também: Antúrio: como cuidar, tipos e significado

Leandro Sinis é biólogo formado pela UFRJ, divulgador científico e agora faz parte da equipe do Blog Manual de Orquídea. Email: leandrocarsi89@gmail.com