Bacalhoada Portuguesa: Receita Tradicional, Deliciosa e Fácil de Fazer!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Tem momentos do ano, como o Natal, Ano Novo e a Semana Santa em que a tradicional bacalhoada portuguesa não pode ficar fora da ceia em família, não é mesmo?!

Mas, tem muita cozinheira de mão cheia que acaba se enrolando quando se trata de preparar um prato principal com bacalhau.

Portanto, hoje, resolvi te ensinar passo a passo de como preparar a tradicional bacalhoada portuguesa de uma vez por todas!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Você vai perceber como o processo na verdade é muito simples e irá se encantar com a textura do bacalhau nesta receita mais que especial!

Vamos preparar essa delícia juntas?

Fonte: Reprodução/Pinterest

Como Fazer Bacalhoada Portuguesa?

Para preparar a tradicional bacalhoada portuguesa para a sua família, você vai precisar apenas seguir corretamente o processo de dessalgue do bacalhau e a montagem das camadas dos ingrediente na panela para o processo de cozimento.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Para isso, basta acompanhar a receita detalhada a seguir.

Ingredientes

  • 1 ½ kilo de bacalhau;
  • Cerca de 1 kilo de batatas com casca, cortadas pelo metade.
  • 300 gramas de azeitonas pretas;
  • 5 a 6 cebolas pequenas sem a casca fina de fora, cortadas pela metade.
  • 5 tomates sem pele, sem caroços, cortados pela metade.
  • 1 unidade de pimentão verde, 1 de pimentão amarelo e 1 de pimentão vermelho fatiado em tiras finas.
  • Um punhado de cheiro verde picadinho;
  • ½ litro de Azeite Extra Virgem.

Modo de Preparo

  1. Primeiramente, dessalgue o bacalhau. Para isso, retire o excesso de sal na torneira e deixe-o de molho por cerca de 24 horas na geladeira, trocando a água a cada 6 horas.
  2. Em seguida, corte o bacalhau em pedaços de tamanho médio e leve para ferver em uma panela com água. Reserve a água do cozimento.
  3. Então, em uma panela grande, monte as seguintes camadas: batatas>bacalhau>pimentões>tomates>cebolas>azeitonas>cheiro verde>regue com cerca de ½ litro de azeite.
  4. Em seguida, pegue cerca de 2 xícaras da água do cozimento do bacalhau na panela e deixe cozinhar em fogo médio até que as cebolas estejam bem molinhas.
  5. Por fim, sirva com uma arroz bem fresquinho e um vinho de sua preferência.

Curtiu esta receita Bacalhoada Portuguesa do Manual de Orquídea? Então, compartilhe-a com seus amigos nas suas redes sociais favoritas clicando nos botões acima. Leia Mais: Chocotone Caseiro Simples, Fácil e Delicioso! Massa levinha e Muito Saborosa!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Rafaela Lucena é Editora do Blog Manual de Orquídea, jardineira, decoradora e redatora apaixonada por Blogs! Email: rafaeladelucena@gmail.com