Montar um canteiro de suculentas no seu jardim ou varanda pode ser a solução perfeita para você que ama as verdinhas, mas que não tem muito tempo para rega e manutenção.
E digo isso, pois, como você deve saber, as suculentas são plantas fáceis de cuidar, que exige apenas a luminosidade correta de acordo com a espécie cultivada e as regas são espaçadas.
Normalmente, as regas são feitas semanalmente em períodos de calor, mas em períodos de frio podem chegar a ser quinzenais.
Bem legal, não é mesmo?! E ainda, seus formatos, colorações e tamanhos diversos possibilitam a criação de composições lindas e cheias de vida.

Aprenda como fazer um canteiro de suculentas no seu jardim ou varanda
Para fazer um canteiro de suculentas na sua casa, primeiramente, é preciso que você reserve um cantinho da sua área externa que receba bastante luz para abrigar as suas suculentinhas.
Pode ser um espaço diretamente no chão do seu jardim, ou ainda, um canteiro construído de tijolos.
Mas, se você possui um espaço pequeno, também poderá aproveitar os espaços verticais da sua casa para montar seu cantinho verde. Falaremos sobre ele mais adiante.
Depois de escolher o espaço ideal para criar o seu canteiro de suculentas, é a hora de se atentar ao solo.
Essa é a parte mais importante do processo! Pois, o substrato errado pode reter água em excesso e apodrecer as raízes da sua planta.
Portanto, utilize um substrato bem soltinho e com boa drenagem. Para você não correr o risco de errar, eu sempre recomendo que utilize os substratos prontos para cactos e suculentas que são vendidos em hortos e casas de jardinagem.
Entretanto, uma boa opção de substrato caseiro para suculentas é a mistura de duas partes de terra já adubada com uma parte de areia grossa. A areia irá ajudar na drenagem, que é essencial para manter a sua suculenta saudável.
15 ideias lindas para você se inspirar
Agora que você já aprendeu a montar o seu canteiro, então, chegou o momento de se inspirar com alguns modelinhos lindos de canteiros de suculentas que irão deixar a sua área externa ainda mais bonita.
Você pode montá-lo no chão do seu jardim
A maneira mais tradicional de se criar um canteiro em casa, quando se tem um jardim amplo, é fazê-lo diretamente no chão.
Para isso, reserve um espaço, pode ser lateral ao seu muro ou até mesmo no centro do jardim.
O importante é que o substrato seja bem drenável e o ambiente iluminado.



E ainda pode decorá-lo com pedras para criar um visual bem natural
Além disso, uma forma de deixar o seu canteiro de suculentas ainda mais bonito é através da utilização de pedras para ornamentá-lo.
Os seixos, por exemplo, são pedras lindas e que ainda ajudam a proteger o substrato do excesso de sol e ajudam na retenção da umidade, diminuindo assim a frequência das regas.



Suculentas e cactos formam uma composição interessante para decorar o seu cantinho verde
Entretanto, se você quer trazer mais dinamismo ao seu cantinho verde, poderá cultivar cactos juntos com suas suculentas, já que o substrato e a frequência das regas são bem similares.



E que tal criar um canteiro na parede?
Mas se espaço é um problema e você não abre mão de ter suas plantinhas… Então, o jeito é fazer uso do espaço vertical de muros e paredes.
Para isso, utilize paletes com floreiras para cultivar as suas suculentas. Diversifique nas cores e formatos para deixar o seu espaço bem colorido e cheio de vida!



Ou ainda, poderá utilizar vasos para acomodar suas suculentas
Uma outra forma de cultivar suas suculentas em um espaço reservado é através de vasos.
Os de barro ou cerâmica costumam ser os mais utilizados para esse fim.
Além disso, você poderá alinhá-los, como em um canteiro, para criar o seu cantinho de suculentas!



Leia Mais: Jardim com Pergolado – 18 modelos para você usar na decoração do seu cantinho verde