Fiz essa receita de cereja em calda caseira e me surpreendi

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

A cereja em calda é um item muito comum nas sobremesas brasileiras ou até mesmo para enfeitar um belo bolo, mas seu sabor nem sempre agrada todos os paladares. 

Além disso, ainda existe o boato das cerejas industrializadas não serem cerejas de verdade, mas sim  chuchu ou mamão verde. Contudo, encontrei essa receitinha maravilhosa de cereja em calda caseira e resolvi experimentar.

Foto: Reprodução

Por mais surpreendente que possa parecer, o sabor dessa cereja em calda é incomparável, ela é completamente diferente das industrializadas e realmente é possível sentir o verdadeiro gosto da cereja em calda. Dá vontade de comer sem parar e arrumar novas receitas para usá-la.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Além disso, ela é menos doce, não é enjoativa, a cor da calda fica em um tom vermelho escuro e fica muito mais econômica que comprar a industrializada. Nossa receitinha é super simples, e ainda você pode usar cerejas frescas dos supermercados e congelá-las, então você poderá ter durante o ano inteiro.

Ingredientes para a receita de cereja em calda caseira

  • 3 colherinhas de sopa suco de limão;
  • 450 gramas de cereja sem caroço;
  • 160 ml de água;
  • ½  colherinha de chá de extrato de baunilha;
  • 6 colherinhas de sopa de açúcar.
Foto: Reprodução

Instruções para a nossa receitinha

Primeira etapa é pegar uma panela e adicionar a água, o suco de limão, o extrato de baunilha e o açúcar. Agora, misturarmos muito bem  em  fogo alto, mexendo bem até que o açúcar se desfaça totalmente.

Em seguida, iremos manter o produto, mexendo sem  parar,  até após levantar fervura e atingir o ponto de calda ainda fina, aproximadamente 7 minutos.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Logo após, abaixamos o fogo para médio e iremos adicionar as nossas cerejas, misturando com cuidado por aproximadamente 1 minuto e você terá cerejas mais firmes e inteiras. 

Dica: Caso queira cerejas mais macias você terá que cozinhar por mais aproximadamente 5 minutinhos.

Agora, iremos higienizar um potinho hermético que tenha tampa utilizando água fervendo e na sequência despejamos as cerejas em calda no pote para levar a geladeira para esfriar.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Essa calda pode ficar na geladeira por no máximo 7 dias, após esse período não deve ser consumida.

Leia também: Chantilly caseiro com creme de leite em caixinha: Receita para te auxiliar em uma necessidade

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Deyvid Manhães é estudante de Sistemas de Informação, formado como técnico em eletrotécnica, apaixonado por tecnologia, pet, entusiasta de culinária e agora redator do Manual de Orquídea. Email: deyvidmanhaes2@gmail.com