Cimento queimado no chão: aprenda a fazer passo a passo o piso que é tendência na decoração!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Muitas vezes, menos é mais! Esse ditado vem se autoafirmando cada vez mais no mundo da decoração. E a técnica de aplicar cimento queimado no chão vem ganhando espaço tanto na decoração de interiores quanto de exteriores.

Isso porque além de dar um toque rústico muito elegante às áreas internas e externas, essa é uma técnica econômica e fácil de fazer desde que você esteja com as orientações corretas.

Pensando nisso, hoje, vou te ensinar como fazer cimento queimado no chão passo a passo para deixar sua casa bem bonita sem gastar muito! Me acompanhe ao longo deste artigo!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Primeiramente, prepare a superfície!

Antes de mais nada, é preciso fazer o preparo da superfície que vai receber o cimento queimado.

Para isso, basta molhar bem a superfície! Isso vai ajudar a massa a aderir melhor, seja no chão de terra ou mesmo em chão já cimentado.

Depois, basta bater o nível para que seu piso fique bem retinho. Você sabe bater o nível? É muito simples!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Basta você usar uma mangueira transparente com água dentro, espere a água estabilizar e faça as marcações de nível nos pontos que desejar. O ideal é ter o auxílio de uma segunda pessoa para fazer a marcação certinha. Mas, caso não seja possível, no vídeo a seguir você irá aprender como bater o nível sozinho com uma solução bem criativa!

Preparo da massa

Agora, vamos ao preparo da massa! Para isso, você vai precisar de 3 partes de areia e 1 parte de cimento.

Comece misturando o cimento e a areia ainda secos, isso irá facilitar o processo. Depois, acrescente água e vá misturando até conseguir atingir o ponto de uma farofa, como na imagem a seguir.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
Foto: Reprodução / Canal Testes e Dicas

Aplicação do cimento queimado no chão

Depois de já ter feito a marcação de nível, utilize pedaços de cerâmica e linha de pedreiro para iniciar o processo.

Foto: Reprodução / Canal Testes e Dicas

Então, espalhe a farofinha de cimento e utilize uma régua de pedreiro para ir fazendo o alinhamento.

Foto: Reprodução / Canal Testes e Dicas

Continue molhando o chão para ajudar na fixação da massa! Além disso, uma dica importante é deixar uma espessura de cerca de 3 centímetros pelo menos, a fim de deixar a superfície bem resistente.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Para que o efeito de cimento queimado seja obtido, basta jogar pó de cimento por cima da massa de farofa ainda úmida e utilizar a desempenadeira para alisar a superfície. Faça movimentos de meia lua até conseguir o resultado desejado.

Foto: Reprodução / Canal Testes e Dicas

Então, deixe a massa secar bem e molhe com água por 5 dias seguidos, 3 vezes por dia! Isso irá ajudar no processo de cura do cimento que estará completo depois de 28 dias.

Aplicação de resina no chão de cimento queimado

Após os 28 dias, você poderá aplicar uma resina acrílica com base solvente para impermeabilizar e dar acabamento ao seu chão de cimento queimado.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Para isso, é importante lavar o piso com água, esperar secar e depois passar uma lixa fininha para retirar sujidades. Depois, basta lavar novamente, aguardar a secagem do piso e finalizar com a aplicação da resina conforme instruções do fabricante.

Além disso, é importante buscar por resinas antiderrapantes a fim de evitar acidentes. O resultado não fica incrível?

Foto: Reprodução / Canal Testes e Dicas

Leia também: Cabeceira de cama box com papelão: linda e econômica. Aprenda como fazer!

Rafaela Lucena é Editora do Blog Manual de Orquídea, jardineira, decoradora e redatora apaixonada por Blogs! Email: rafaeladelucena@gmail.com