Também conhecida como Planta-aranha e Gravatinha, a Clorofito é uma planta de alto valor ornamental que pode ser usada tanto no paisagismo, como na decoração de interiores.
Suas belas folhas mesclam tons de verde, branco e creme a depender do tipo de Clorofito. Inclusive, cada tipo de clorofito necessita de uma iluminação específica.
Sendo assim, alguns deles irão se desenvolver bem em meia sombra e outros em sol pleno. Mas, fique tranquila, pois iremos abordar as necessidades para cada um delas ao longo deste artigo.
Origem da Clorofito
Nativas das regiões montanhosas da África do Sul, a Clorofito é uma planta que deu certo aqui no Brasil por conta do clima tropical.
Ela é bastante usada na ornamentação de jardins suspensos, canteiros e também na decoração de interiores, principalmente na sala de estar.
Clorofito: uma planta funcional
Essa plantinha pra lá de charmosa ajuda a eliminar poluentes do ar, como o monóxido de carbono, filtrando cheiros de fumaça e melhorando a qualidade do sono. Por isso, é indicada para cultivos dentro de casa, sendo mais utilizadas em salas e quartos.
Ou seja, além de lindas, essas verdinhas irão melhorar a qualidade de vida da sua família.
Principais dicas de cultivo
A Clorofito é uma planta de fácil cultivo, sem muito mistério. Então, se você é iniciante no mundo da jardinagem, ela é uma ótima escolha para você ganhar confiança no trato com as verdinhas!
Substrato
Terra fértil e com boa drenagem! É isso que a Clorofito precisa para crescer bem! A fim de garantir a boa drenagem, recomendo que você adicione uma camada drenante no fundo do vaso da sua plantinha.
Para isso, utilize pedras britas ou argila expandida cobertas por um pedaço de manta bidim.
Rega
A rega é bem simples! Basta que você regue a sua plantinha sempre que o solo estiver bem seco.
Além disso, evite longos períodos sem rega, pois a sua plantinha pode acabar murchando.
Adubação
Outro item bem simples no cultivo da Clorofito é a adubação. Isso porque a utilização de NPK 10-10-10 ou farinha de ossos bimestralmente é suficiente para manter a sua planta saudável e forte.
Como fazer mudas da Clorofito
Quando a sua verdinha estiver bem grandinha, é chegada a hora de propagá-la através de mudinhas.
Para isso, separe pequenos galhos da planta, retire algumas folhinhas, plante e uma vaso pequeno com terra adubada e regue em seguida.
Mantenha a sua mudinha em local bem iluminado, mas sem excesso de luz direta. Assim que novas folhas surgirem e ela for crescendo, você poderá plantá-la em um vaso maior,
Iluminação
A iluminação ideal vai depender do tipo de Clorofito que você tem em casa. Por isso, a seguir, iremos conhecer os três principais tipos de clorofito e qual a iluminação que você deve fornecer a cada uma delas.
Principais tipos de Clorofito
Lindas, as Clorofitos apresentam folhagens com tons diversos. De acordo com a tonalidade das folhas, elas irão necessitar de iluminação diferenciada.
Mas, de modo geral, quanto mais verde as folhas, mais ela necessita de sol direto. Porém, se nas folhas predominam cores mais claras, ela ficará bem em meia sombra.
Confira a seguir esses três lindos tipos de Clorofitos.
Chlorophytum Vittatum
Também conhecida como Clorofito-de-sombra, essa plantinha possui folhagens com tonalidades branca na porção central de suas folhas e bordas verde. Portanto, você deve cultivá-las em ambientes de meia-sombra, sendo este tipo o mais indicado para cultivo dentro de casa.

Chlorophytum Variegatum
Já a Chlorophytum Variegatum, conhecida como Clorofito-de-sol, possui a cor verde predominante no centro das folhas e as bordas brancas. Por essa razão, deixe essa verdinha em sol pleno!

Chlorophytum comosum
Outra Clorofito resistente ao sol é a Chlorophytum comosum. Sua folhas são quase que totalmente de cor verde brilhante e foi a partir desse tipo de Clorofito que surgiu as demais.

Leia mais: Saiba como ter lindas orquídeas em vasos de plástico com estas 6 dicas simples