Quer flores lindas e frescas decorando a sua casa ou jardim? Então, aprenda como cuidar de Dálias com as dicas que vai aprender ao longo deste artigo!
Essa plantinha com floração intensa é nativa do México e se apresenta em diversas cores como o vermelho, o rosa, o branco e até o laranja!
Ela pode chegar até 1,5 metros de altura quando cultivadas diretamente no solo. Mas, também podem ser plantadas diretamente no vaso, onde a altura mínima será de 30 centímetros.

Solo
As Dálias gostam de solo que retenha algum grau de umidade, como os argilosos, por exemplo.
Mas, é preciso garantir uma boa drenagem, já que excesso de água nas raízes levará ao apodrecimento destas.
Além disso, na fase de plantio de sementes ou bulbos das suas plantinhas, faça uma adubação orgânica no solo com uma antecedência de pelo menos 15 dias antes de plantá-la.
Como regar
Como essa é uma planta que necessita de solo que retém umidade, não é necessário regá-la com muita frequência, pois você pode acabar encharcando as raízes.
Então, o ideal é regá-la 1 vez por semana nos dias de calor intenso e a cada 15 dias nos dias mais frios do ano e só regue o solo! Nada de molhar as flores e folhas!
Também, lembre-se de fazer uma camada de drenagem com argila expandida no fundo do vaso para evitar o acúmulo de água no substrato.
Luz
Essa é uma verdinha que gosta bastante de luz, mas o excesso de luz solar direta pode acabar queimando suas folhas e flores.
Portanto, prefira deixá-la em um ambiente de meia sombra onde receba algumas horas do sol da manhã.

Adubação
Prefira sempre uma adubação orgânica mensal nas suas Dálias. Uma boa opção é a torta de mamona, já que irá ajudar no crescimento de folhas e flores.
Floração
Já a sua floração se inicia no verão e alcança até o fim do outono. Nesse período, forneça uma rega semanal abundante, pois sua plantinha irá precisar de bastante água para produzir suas flores nesse período.

Corte para arranjo
Essa é uma planta muito utilizada para produzir arranjos para o interior da casa.
Nesse caso, faça cortes diagonais no talo da planta, isso ajudará a planta a reter água, e as coloque diretamente em um vaso com água. Não esqueça de trocar a água a cada dois dias ao menos.
Veja também: Aprenda como cultivar a Lumina: uma planta rústica e de folhagens exuberantes