Como cuidar de orquídeas no vaso de plástico: Benefícios e dicas de cultivo

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Se você quer saber como cuidar de orquídeas no vaso de plástico corretamente, então você está no lugar certo!

Isso porque, normalmente as orquídeas são comercializadas nos shoppings ou nas casas de jardinagem em vasos de plástico.

Dessa maneira, é muito importante aprendermos dicas de cultivo específicas para orquídeas cultivadas em vasos de plástico.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Com isso, nesse artigo do Manual de Orquídea, você vai descobrir como cuidar de orquídeas no vaso de plástico corretamente e principalmente vai conhecer as vantagens desse tipo de material.

Como cuidar de orquídeas no vaso de plástico

Dessa maneira, você vai descobrir agora como cuidar de orquídeas no vaso de plástico, bem como os benefícios desse material e algumas dicas de cultivo importantes. 

Benefícios do vaso de plástico para orquídeas

Antes de falarmos sobre como cuidar de orquídeas no vaso de plástico, vamos tratar dos principais benefícios desse material para esse tipo de planta.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

E, primeiramente, é importante destacar que o vaso de plástico é bem mais leve com relação aos vasos de barro, vasos de cerâmica e vasos de cimento.

Além disso, os vasos de plásticos são mais resistentes, podendo ser transportados ou guardados uns dentro dos outros e por isso comumente são mais procurados nas casas de jardinagem.

Ainda, existe no mercado vaso de plástico transparente, o que é bastante útil no cultivo de orquídeas, já que permite a observação da condição ou estado de saúde das raízes.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Além do mais, os vasos de plásticos transparentes permitem a passagem de luz, característica muito importante porque as raízes das orquídeas realizam fotossíntese. 

Porém, por um outro lado, os vasos de plástico costumam reter muita umidade, o que acaba sendo uma das poucas desvantagens no cultivo de orquídeas.

No entanto, se você mora em uma região que faz bastante calor, a retenção de umidade ou água acaba sendo importante durante o cultivo das orquídeas. 

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Dicas de cultivo de orquídeas no vaso de plástico

Considerando, que o vaso de plástico retém mais umidade, é importante escolhermos substratos adequados que favoreçam uma boa drenagem.

Com isso, é interessante utilizarmos pedra brita ou argila expandida no fundo do vaso para facilitar o processo de drenagem.

Além disso, você pode utilizar outros elementos para compor o seu substrato, como:

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
  • Casca de pinus;
  • Casca de coco;
  • Carvão vegetal.

Já com relação à adubação, você pode utilizar adubos orgânicos ou inorgânicos.

Com isso, caso você prefira uma adubação orgânica, você pode optar por:

  • Bokashi;
  • Torta de mamona;
  • Farinha de ossos.

Porém, você também pode fazer o uso de adubos inorgânicos ou químicos que envolvem o uso de formulações específicas de NPK, que você pode adquirir em qualquer casa de jardinagem.

Por fim, a luz adequada para o cultivo de orquídeas no vaso de plástico precisa ser filtrada ou indireta.

Leia também: Poinsétia: como cuidar, características e significado

Leandro Sinis é biólogo formado pela UFRJ, divulgador científico e agora faz parte da equipe do Blog Manual de Orquídea. Email: leandrocarsi89@gmail.com