Como Recuperar Orquídeas Secas com uma estratégia simples e poderosa

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Como recuperar orquídeas secas é o que muitos cultivadores iniciantes gostariam de saber quando se deparam com a sua planta debilitada e não sabem o que fazer.

Além disso, as orquídeas podem ficar com folhas e raízes secas por diversas razões.

Assim, uma dessas razões é a infecção por pragas microscópicas como fungos e bactérias que causam diversos problemas nas orquídeas, podendo deixá-las com um aspecto mais seco.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Porém, em outros casos, o excesso de luz pode provocar a desidratação nas orquídeas que acabam ficando com as raízes e folhas secas.

Dessa maneira, nesse artigo do Manual de Orquídea, você vai descobrir como recuperar orquídeas secas com uma estratégia simples e eficiente. 

Por que as orquídeas ficam secas?

Foto: Reprodução

Antes de mais nada, é importante dizer que se a sua orquídea está com problemas decorrentes da infecção por fungos ou bactérias, praticamente, não há muito o que fazer.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Em outras palavras, o que eu quero dizer é que se a sua orquídea está com uma aparência desidratada ou seca porque está doente, nesses casos não há como reverter a situação.

Porém, em muitas situações as orquídeas acabam ficando com folhas e raízes secas porque estão simplesmente desidratadas!

E esse problema acontece com mais frequência em regiões que faz muito calor ou nos períodos mais quentes do ano, como na primavera ou verão, onde a frequência das regas precisam ser maiores.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Como recuperar orquídeas secas

Foto: Reprodução

Com isso, você pode aprender como recuperar orquídeas secas que estão desidratadas facilmente com uma estratégia poderosa e simples que eu vou te mostrar agora.

Dessa maneira, se o problema é a desidratação por causa do forte calor, você pode resolver isso aumentando a umidade do ambiente ao redor da sua planta!

E como você pode fazer isso? Para fornecer uma umidade maior para suas orquídeas, você vai precisar dos seguintes itens:

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
  • Musgo esfagno;
  • Um recipiente (ou uma tampa de plástico grande);
  • Água.

Em seguida, basta molhar o musgo esfagno e cobrir o recipiente com este substrato.

Assim, o recipiente não deve ficar com excesso de água, mas somente coberto com musgo umedecido.

Depois, você vai precisar colocar o vaso da sua orquídea desidratada em cima desse recipiente coberto por musgo úmido.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Com isso, você vai estar fornecendo uma maior umidade para a sua orquídea seca. 

Leia mais: Bambu da Sorte como cuidar: significado e curiosidades

Leandro Sinis é biólogo formado pela UFRJ, divulgador científico e agora faz parte da equipe do Blog Manual de Orquídea. Email: leandrocarsi89@gmail.com