Orquídeas não gostam de  água?! Aprenda como regar orquídea em vaso de plástico com essa dica simples!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Se você ganhou ou comprou uma orquídea em vaso de plástico e ela está murchando as folhas porque você ouviu falar que orquídea não gosta de água… Então, você precisa ler este artigo do Manual de Orquídea, pois hoje você vai aprender como regar orquídea em vaso de plástico de uma vez por todas!

Foto: Reprodução

Te disseram que orquídeas não gostam de água?! Reveja seus conceitos!

Se você fica encantada com a beleza das orquídeas e já comprou diversas, mas, nenhuma não teve sucesso no cultivo de nenhuma delas, então, deve estar cometendo o mesmo erro que eu cometi e a maioria dos cultivadores iniciantes sempre cometem…

Você provavelmente não deve estar regando a sua orquídea com a frequência e quantidade de água correta!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Isso porque talvez você deva ter lido ou ouvido falar em algum lugar que orquídeas não gostam de água e que você deve apenas borrifar suas raízes quando estiverem bem secas!

Eu já segui essas orientações com as minhas primeiras orquídeas e sabe o que aconteceu? Eu perdi todas… todas elas!

Comprei minha orquídea e agora? O que devo fazer?

O primeiro passo a seguir após adquirir ou ganhar a sua orquídea é o seguinte:

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Se a sua orquídea estiver em floração não mude ela de vaso!

Mas, se ela não tiver florida, então mude-a para um novo vaso. Isso é importante para que você possa retirar o substrato que provavelmente está com adição de musgo para segurar a umidade para a plantinha…

Porém, caso você deixe esse musgo ali por muito tempo, isso pode favorecer o surgimento de fungos na sua orquídea!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Então, faça o seguinte:

Faça uma camada de argila expandida ou pedra brita no fundo do vaso > forre com manta bidim ou TNT > encaixe sua orquídea e preencha os espaços com casca de pinus e pedaços de carvão vegetal (aquele de churrasco mesmo).

O carvão é importante pois ele tem ação fungicida, que é muito importante para as orquídeas!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Além disso, deixe-a em um local iluminado, sem luz solar direta e não deixe suas orquídeas em um ambiente de grande circulação de ar, pois isso irá desidratar a sua verdinha!

Foto: Reprodução

Como devo regar minha orquídea em vaso de plástico?

Agora que você já preparou a sua orquídea com as orientações acima que são muito importantes para seguirmos com uma rega adequada, vamos colocar a mão na massa!

Antes de mais nada, você deve identificar qual o tipo de clima na sua região.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Se você mora em uma região de clima quente você deve regá-la com uma frequência maior, por exemplo, de até 3 ou 4 vezes por semana dependendo da temperatura máxima atingida na sua cidade.

Mas, em regiões de clima frio, 1 vez por semana é o suficiente para manter a sua orquídea bem hidratada.

Então, você vai proceder da seguinte forma:

Utilize um regador ou coloque a sua orquídea embaixo de uma torneira e molhe as raízes da sua orquídea até que a água comece a escoar pela parte debaixo do vaso.

Deixe a água escoar completamente, e quando sair o acúmulo de água do fundo do vaso, o que não vai demorar muito, você pode colocar a sua orquídea no local de costume!

Foto: Reprodução

Importante: Caso a sua orquídea esteja em floração, você não poderá retirá-la ainda do substrato antigo. Por isso, veja se há musgo presente nele. Em caso positivo, você pode regar desse modo. Mas, só faça a rega novamente quando o musgo estiver completamente seco, pois ele retém umidade para fornecer às orquídeas gradativamente.

Porém, o problema disso, como já dissemos, é propiciar um ambiente quente e úmido onde haverá a proliferação de fungos que são prejudiciais às orquídeas!

Então, se você é iniciante, assim que puder trocar o substrato, mude-o para aquela misturinha que te ensinei no tópico acima. Sendo assim, use casca de pinus e carvão vegetal e a drenagem com argila expandida no fundo do vaso. Pois, isso irá facilitar muito a sua jornada como cultivador de orquídeas!

Rafaela Lucena é Editora do Blog Manual de Orquídea, jardineira, decoradora e redatora apaixonada por Blogs! Email: rafaeladelucena@gmail.com