Suas suculentas estão com folhas murchas? Então, aprenda como regar suculentas do jeito certo com 4 dicas bem simples!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Você tem suculentas no seu quintal, mas elas andam com as folhas murchas e feias? Então, você precisa aprender como regar suculentas do jeito certo, pois é aí que você tem errado com sua plantinha!

Eu passei por isso e sei como é chato você criar uma expectativa de ter aquela suculenta toda graciosa decorando o seu jardim e no fim das contas o que restar é uma planta desidratada e sem vida…

Por isso, hoje, resolvi trazer aqui no Manual de Orquídea algumas dicas simples sobre como regar as suculentas da forma adequada que irão fazer toda a diferença no cultivo de suas verdinhas!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
Foto: Reprodução / Canva

Na dúvida não regue a sua suculenta!

É isso mesmo o que você leu: na dúvida… não regue a sua suculenta! E por que digo isso?

Não sei se você sabe, mas as suculentas têm a capacidade de armazenar água em seu corpo vegetativo.

Isso ocorre porque essas plantas são típicas de locais quentes, secos e que passam por um longo período sem chuvas. Sendo assim, elas precisarão se adaptar a esse tipo de ambiente armazenando água em seu interior.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Inclusive vem daí o nome “suculentas”, por essa razão elas possuem aquelas lindas folhas bem gordinhas!

Então, se você regar ela todo dia ou com bastante frequência, ela vai tentar se livrar do excesso de água liberando água para o ambiente externo e murchando suas folhas.

Portanto, uma dica simples é só regar quando o substrato estiver completamente seco e com um bom espaçamento de tempo.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Te sugiro fazer essa rega 1 vez por semana em climas quentes. Já em clima mais frios pode ser a cada 10 dias! Você vai ver a diferença que essa atitude fará no desenvolvimento da sua verdinha!

Luz e ventilação

Um outro fator importante é colocar as suas suculentas em um ambiente bem iluminado e com boa ventilação para que seu substrato seque adequadamente.

Além disso, se tiver dúvida entre colocar a sua suculenta em ambiente de sol pleno ou sombra, garanta pelo menos uma boa iluminação e ventilação, pois essas são plantas super resistentes e esse tipo de ambiente já é suficiente para que se desenvolvam bem.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Mas, o ideal é sempre buscar saber qual a espécie da sua suculenta para saber qual a condição ideal!

Substrato soltinho 

No entanto, não se esqueça de escolher um substrato soltinho para sua suculenta!

Pois, isso irá garantir a drenagem da água, evitando acúmulo de umidade em suas raízes que podem levar ao apodrecimento das mesmas.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Então, para te facilitar busque pelos substratos prontos para cactos e suculentas que vendem em casas de jardinagem! Eles são ótimos!

Adubação mensal

Sua plantinha precisa de nutrientes para crescer e se desenvolver bem! Uma dica bem simples é adubar suas suculentas a cada 30 dias com NPK 09-09-09 próprio para cactos e suculentas.

Faça a adição do substrato nas bordas do vaso e regue seu vasinho em seguida para que sua planta absorva os nutrientes.

Rafaela Lucena é Editora do Blog Manual de Orquídea, jardineira, decoradora e redatora apaixonada por Blogs! Email: rafaeladelucena@gmail.com