Descubra agora a forma adequada de congelar lasanha e qual a sua durabilidade

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Nesse artigo irei te passar dicas importantes de como congelar lasanha para conservá-la de forma adequada e por um período ainda maior.

Além disso, o congelamento é uma das maneiras mais eficazes para conservar esse prato delicioso por períodos mais longos.

Porém, nunca devemos esquecer de utilizar ingredientes frescos e que nunca foram congelados antes de fazer lasanhas para congelamento, dessa forma fará toda a diferença no sabor e na textura na hora de consumir.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Não existe diferença se irá congelar a lasanha crua ou já assada. Você pode congelar da forma que preferir e o resultado final será o mesmo. Uma dica para te auxiliar na hora de descongelar é colocar uma quantidade maior que a de costume de molho antes de congelar.

Dessa forma a massa e o molho não ficaram tão ressecados e irá manter sua suculência deixando ainda mais próximo do resultado de uma lasanha feita na hora.

Período de duração de uma lasanha congelada

O período de duração de uma lasanha no congelador é de no máximo 3 meses, sendo alguns recheios menos duráveis e podendo sofrer alterações com o passar dos dias,  principalmente com o contato de outros sabores.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Como exemplo disso podemos citar as lasanhas feitas com molho que utiliza creme de leite. Que é um ingrediente muito delicado ao se levar para o congelador, já que  ele pode adquirir o aroma e sabor facilmente de outros pratos congelados que estejam no mesmo ambiente. 

Foto: Reprodução

Armazenando lasanha no congelador

Para um adequado armazenamento o ideal é que você utilize um recipiente de vidro com uma tampa hermética.

Dessa forma é muito difícil da lasanha ter contato com qualquer outro alimento e além disso, é muito  mais prático na hora de realizar o descongelamento e levar ao forno ou micro-ondas. 

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Porém, caso não tenha essa opção na sua residência, você poderá usar vasilhas plásticas com tampas herméticas também, lembrando apenas de trocar o recipiente antes de levar ao forno e nesse momento seu produto pode desmoronar, a não ser que o pote seja adequado ao micro-ondas e você prefira usá-lo. 

Além disso, o ideal é desenformar a lasanha ainda congelada para que ela não desmorone por completo.

Outra opção é utilizar embalagens descartáveis de alumínio, elas irão facilitar muito sua vida, mas lembre-se que elas podem ir ao forno e não ao micro-ondas sendo obrigatório o uso do forno nesta opção.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Descongelando a lasanha

Para o processo de descongelamento é necessário retirar nosso do produto do congelador  bem antes de servir.

O indicado é transferir do congelador para a geladeira na noite do dia anterior que  pretende consumir. Sendo assim, o descongelamento vai ocorrer de forma mais  lenta, não alterando nenhuma característica da sua deliciosa lasanha. 

Além disso, esse processo auxilia a não ressecar as bordas de sua receita quando você retirar do forno.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Após o período de descongelamento levamos ao forno pré aquecido com 180 ºC por aproximadamente 35 minutinhos e você terá uma lasanha deliciosa e suculenta. 

Veja também: Preparei essa receita de Lasanha de Frango com requeijão, presunto e queijo nessa ordem de montagem e ficou muito saborosa!

Deyvid Manhães é estudante de Sistemas de Informação, formado como técnico em eletrotécnica, apaixonado por tecnologia, pet, entusiasta de culinária e agora redator do Manual de Orquídea. Email: deyvidmanhaes2@gmail.com