Cor Terracota: 6 formas de usar essa cor cheia de personalidade na decoração da sua casa

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

A cor terracota é uma das cores do momento quando o assunto é decoração de interiores!

Isso porque a sua tonalidade forte e intensa se enquadra bem quando a intenção é justamente imprimir personalidade e ousadia aos ambientes decorados.

Mas, é preciso ter cuidado para não deixar o espaço sobrecarregado com a cor!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Por isso, o ideal é que você escolha algum ponto focal da decoração para destacar com essa tonalidade, pode ser um móvel, uma parede ou algum item decorativo.

Portanto, equilibre a paleta de cores do seu projeto decorativo escolhendo cores claras e neutras para criar uma composição harmônica e elegante

Entretanto, na área externa da sua casa a cor pode ser soberana no paisagismo, criando um ambiente rústico super aconchegante e charmoso.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Então, para que você possa ver a aplicação desses conceitos mais de perto, confira a seguir algumas dicas práticas com imagens para te inspirar na decoração e paisagismo da sua casa com a cor terracota!

A parede terracota irá conferir um ar rústico e elegante ao seu ambiente

Uma forma simples e bem chique de usar a cor terracota no projeto decorativo da sua casa é através da tonalização de uma de suas paredes.

Mas, para que o efeito fique bonito e elegante, mescle a cor com outras tonalidades claras, como o branco ou tons nudes como o palha e o bege.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Além disso, uma dica bem legal para deixar seu cantinho ainda mais bonito é adicionar verde à sua decoração!

Para isso, adicione plantas com folhagens em tons de verde bem forte para criar um contraste interessante e cheio de vida no seu ambiente.

Aprenda como fazer a cor com corantes de tinta

Então, se você curtiu a ideia de pintar suas paredes com essa cor linda e cheia de personalidade, saiba que é possível você mesma chegar à tonalidade que mais te agrada de uma maneira bem simples!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Para isso, basta utilizar uma tinta branca como base e ir adicionando corantes laranja, marrom e vermelho à sua tinta!

É importante dizer que o laranja será o corante mais utilizado, seguido do marrom e vermelho, numa proporção aproximada de 2:1:1, respectivamente.

Adicione a cor através de almofadas decorativas

Mas, uma outra alternativa de trazer a cor terracota para  decoração da sua casa é através do uso de itens decorativos, e as almofadas são perfeitas para esse propósito!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Isso porque por meio delas é possível utilizar o poder dessa cor de forma elegante e discreta, trazendo mais vivacidade e alegria ao ambiente de forma inteligente e sofisticada.

Tapetes estilosos, marcantes e ousados serão o destaque da sua sala

Uma outra alternativa é usar a cor em tapetes na sua sala de estar! Estes são elegantes, mas ousados ao mesmo tempo, já que a cor terracota por si só já é bem marcante e cheia de personalidade.

Mas, se você curte estampas, então, tome cuidado apenas para escolher aquelas que utilizem cores claras na composição! Veja o exemplo a seguir!

Vasos nesta tonalidde trazem a natureza pra mais pertinho da sua casa

Além disso, essa é uma das cores mais usadas em vasos, principalmente quando se quer criar um ambiente rústico e acolhedor.

E as famosas composições de vasos em trio ficam super chiques nesta tonalidade!

Sofás pra lá de estilosos darão o tom da sua decoração

Entretanto, você ainda pode utilizar a cor para dar destaque a seu sofá, seja em ambientes neutros que precisam de um toque de cor!

Seja em ambientes com uma paleta de cores ousadas para criar um contraste bonito e sofisticado como na sua sala de estar, por exemplo. 

Na área externa use a cor sem moderação!

Entretanto, em ambientes externos a cor pode ser usada amplamente, já que super combina com elementos naturais, como plantas, por exemplo.

Ou ainda com pergolados de madeira ou outros itens amadeirados.

Rafaela Lucena é Editora do Blog Manual de Orquídea, jardineira, decoradora e redatora apaixonada por Blogs! Email: rafaeladelucena@gmail.com