A Costela-de-Adão é uma planta de folhagem verde escura e exuberante muito usada na decoração de interiores e paisagismo de jardins no Brasil.
Mas, a verdade é que essa verdinha tem origem mexicana e por isso ela se desenvolve bem em climas quentes e úmidos presentes na América do Sul.
Com mais de 60 espécies catalogadas, essa é uma das plantas queridinhas dos cultivadores iniciantes por ser de fácil manutenção e por possuir uma beleza inigualável.
Então, vem conferir essas dicas incríveis de cultivo da Costela-de-Adão presentes no artigo do Manual de Orquídea de hoje e aprenda a cuidar de vez dessa planta cheia de vida e estilo!

4 Dicas de cultivo simples e práticas
Apesar de esta ser uma planta considerada de fácil manutenção, é preciso que você siga algumas dicas simples que irão fazer toda a diferença para o desenvolvimento saudável da sua plantinha.
Faça um sistema de escoamento da água no solo
Esta é uma planta que necessita de solo bem drenado. Por isso, no fundo do vaso coloque pedras britas ou argila expandida para ajudar no escoamento da água.
Cuidado com o excesso de água
Apesar da Costela-de-Adão ser uma planta que gosta bastante de água, é preciso verificar a real necessidade da rega, pois o excesso de água poderá levar ao apodrecimento de suas raízes.
Sendo assim, adote as seguintes regras:
- Em dias mais quentes regue-a duas vezes por semana, mas apenas quando o solo estiver seco;
- No inverno, diminua a frequência para uma vez por semana ou até mesmo para regas quinzenais.
Para não errar sempre verifique se o solo está seco para só depois proceder com a rega!
Nada de sol pleno
Embora a Costela-de-Adão goste bastante de luz, essa é uma espécie que não gosta da exposição direta à luz solar.
Então, caso a planta seja cultivada na área externa, se certifique que o local em que ela está localizada não recebe luz solar por períodos muito longos, nem nas horas de maior incidência, pois isso causará o amarelamento de suas folhas.
Resumindo, esta é uma planta de meia-sombra! Por isso, ela é muito utilizada na decoração de interiores, principalmente no estilo Urban Jungle!

A adubação perfeita
A adubação é bem simples e você poderá mantê-la saudável com um NPK 10-10-10 bimestralmente. Ou ainda, poderá utilizar um adubo orgânico como a farinha de ossos na mesma frequência!
Limpe as folhas periodicamente
Uma outra dica importante é regularmente fazer a limpeza das folhas da sua planta para evitar que a mesma fique com os poros entupidos.
Além disso, essa é uma maneira de deixá-la sempre bonita e com as folhas brilhantes e radiantes.
Inclusive, você pode borrifar água nas folhas para que a limpeza seja mais profunda.
Forneça um suporte para crescimento da sua plantinha
A Costela-de-Adão se trata de uma planta trepadeira, por isso é preciso fornecer a ela uma estaca de suporte para auxiliá-la em seu crescimento!

Tipos mais comuns de Costela-de-Adão no Brasil
Essa linda plantinha é pertencente ao gênero Monstera, dentro do qual estão incluídas mais de 60 espécies diferentes dessa verdinha! Conheça as mais comuns aqui no Brasil na listagem a seguir.
1. Monstera Dubia

2. Monstera Adansonii

3. Monstera Acuminata

4. Monstera Obliqua

5. Monstera Deliciosa

Leia Mais: Alocasia: aprenda como cuidar da planta que “chora” e a usá-la na decoração da sua casa