Doce de leite usando leite condensado em caixinha: Receita feita na panela de pressão e sem utilizar a caixinha

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Hoje estamos trazendo uma receita deliciosa do famoso doce de leite usando leite condensado em caixinha. Portanto, vamos deixar as velhas receitas usando leite condensado em lata de lado e vamos economizar fazendo muito mais doce de leite.

Essa receitinha é super deliciosa e como dito anteriormente é muito econômica. Além disso, a Nestlé, fabricante de leite condensado, informou que não indica cozinhar a embalagem Tetra Pak (material utilizado na fabricação das caixinhas de leite condensado). As embalagens do tipo tetra pak, quando são aquecidas liberam toxinas do plástico existentes nela. 

Contudo, para que você não tenha esse risco de contaminação, não deixe de economizar e se deliciar com o doce de leite caseiro, trouxemos nossa receita utilizando potes de vidro e a panela de pressão.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Não se preocupe que seguindo nosso passo a passo simples, você fará essa delícia de maneira segura e rápida. Então, vamos para a nossa receitinha.

Foto: Reprodução

Ingredientes para o nosso doce de leite usando leite condensado em caixinha

  • 1 Pote de vidro, usado em conservas bem espesso (vidro grosso);
  • 790 gramas de leite condensado em caixinha ou quanto couber no pote de vidro;
  • 1 colherzinha de chá de vinagre.

Instruções para preparar nossa receita 

O primeiro da nossa receita é verificar o pote de vidro para que não tenha trincas, lembrando que é vidro de conserva e com uma boa espessura, não utilize vidros finos.

Logo após, iremos esterilizar o nosso vidro com água fervendo, pegue uma panela, coloque água nela e deixe ferver por aproximadamente 5 minutinhos. Depois, iremos encher o nosso vidro e sua tampa, que deve ser de metal, deixando agir por 1 minutinho. 

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Em seguida, vamos remover a água quente e secar muito bem o nosso vidro, deixe-o de cabeça para baixo até que fique bem sequinho. Agora, iremos abrir nossas caixinhas de leite condensado e despejar no pote de vidro, deixando um pequeno espaço para a borda da tampa.

Logo depois, vamos fechar muito bem o pote com a tampa, pegar uma panela de pressão, colocaremos um pano de prato limpo no fundo da panela, depois iremos enrolar o pote de vidro muito bem utilizando outro pano de prato limpo. 

Agora, vamos colocar o pote enrolado no pano de prato, dentro da panela de pressão na posição vertical, ou seja, com a tampa virada para cima. Você também pode utilizar um elástico ou barbante para prender melhor o pano, mas eu não utilizei em nossa receita. A função do pano é evitar o atrito do pote e que ele se quebre com o movimento da pressão dentro da panela.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
Foto: Reprodução

Em seguida, vamos adicionar o vinagre para que nossa panela não fique queimada e vamos colocar água para que ela fique do meio do pote para cima, não é necessário cobrir o pote com a água. Além disso, é possível realizar esse procedimento colocando mais potes na panela de pressão, mas enrolando eles separadamente com panos limpos.

No próximo passo, vamos levar nossa panela ao fogo até que inicie o chiado, após esse período vamos deixar nosso pote na pressão por 40 minutinhos. Logo depois, desligamos o fogo, aguardamos a pressão se dissipar sozinha, removemos a tampa após a pressão acabar e aguardamos novamente para que a panela e o vidro estejam completamente frios para mexer no vidro ou descobrir.

Logo após estar totalmente frio, podemos remover o pote da panela e teremos um doce de leite super cremoso. A consistência pode ser reduzida se diminuir o tempo de pressão. Essa consistência ficará ao seu critério.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Uma dica é colocar doce de ameixa, ou coco ralado, ou amendoim e outros itens que goste junto do leite condensado. Desta forma, você terá um doce de leite ainda mais delicioso.

Veja também: Paixão cremosa: Sobremesa deliciosa que utiliza castanha de caju

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Deyvid Manhães é estudante de Sistemas de Informação, formado como técnico em eletrotécnica, apaixonado por tecnologia, pet, entusiasta de culinária e agora redator do Manual de Orquídea. Email: deyvidmanhaes2@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *