Doce de quiabo: Uma receita deliciosa, inusitada e super versátil

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

O quiabo está presente em pratos típicos regionais em nosso país, como o caruru que é  quiabo cozido com camarão seco. Na culinária mineira, temos o frango com quiabo e também o refogado de carne com quiabo, além de diversos outros preparos. Porém, dificilmente vemos uma receita tendo esse item servido como doce de quiabo.

Por esse motivo, trouxemos essa receita espetacular contendo o quiabo como protagonista em uma sobremesa extremamente deliciosa e que vai surpreender sua família ou todos os seus convidados. Além de ser super versátil, serve como recheio para bombom, como geléia, como recheio para bolos e muito mais.

Foto: Reprodução

Agora, vamos saber um pouco mais sobre o quiabo. Segundo Balbach, Alfons, As Hortaliças na Medicina Doméstica, o quiabo nos fornece vitaminas A, B1, B2, B3, B5 e C. Além disso, ainda temos água, hidratos de carbono, proteínas, gorduras e sais minerais.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Esse grupo de vitaminas além de proteger o fígado, auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso, é importante para o crescimento, principalmente na adolescência e ainda é um fruto de fácil digestão, sendo ainda recomendado para pessoas com problemas digestivos.

Depois de sabermos sobre esse fruto magnífico, vamos agora para a nossa receitinha maravilhosa.

Ingrediente para o doce de quiabo

  • 500 gramas de quiabo novo e macio
  • suco de 2 limões
  • 700 gramas de açúcar 
  • 20 gramas de amido de milho 
  • 40 ml de vinho tinto seco
  • 240ml de licor de chocolate
  • 1 litro de água filtrada

Passo a passo para nossa receitinha

Foto: Reprodução

A primeira etapa será cortar o nosso quiabo ao centro, retirando todas as  sementes internas, parece ser um serviço demorado, mas é bem rápido. 

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Em seguida, iremos esquentar água em uma panela, adicione nosso quiabo e o suco dos limões e deixe que ferva por 1 minutinho. Após esse período, iremos escorrer nosso quiabo com a ajuda de uma peneira e lavamos com água corrente.

Todo esse processo é realizado para removermos toda a babinha do nosso quiabo, lembre-se, como se trata de um doce, não podemos remover a babinha utilizando vinagre. Por esse motivo usamos o suco de limão e a água quente.

Logo depois, iremos bater com o auxílio de um liquidificador, o quiabo, o 1 litro de água, o vinho e o licor. Deixaremos batendo bem até que fique bem triturado e líquido. Agora, iremos adicionar o amido de milho, bater um pouco mais, para que se torne uma mistura bem homogênea e vamos reservar.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
Bombom recheado com doce de quiabo. (Foto: Reprodução)

No próximo passo, pegamos uma panela média e iremos adicionar o açúcar nela para fazer um caramelo, mexendo bem e em fogo baixo, assim que o açúcar derreter e formar um caramelo semelhante a um mel iremos adicionar o conteúdo reservado do liquidificador ao caramelo.

Em seguida, iremos manter em fogo baixo e cozinhar o conteúdo da panela por aproximadamente 1 hora e 20 minutos ou até atingir o nosso ponto de doce. Ele ficará igual a uma geléia. Podendo ser consumido assim que esfriar de forma direta, pode ser usado como geléia em pães ou biscoitos e ainda podemos usar como recheio em bombons ou bolos.

Esse doce é muito delicioso e temos total certeza que você irá adorar. Comente seu resultado para que possamos saber o que achou.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Veja também: Fiz essa receita de cereja em calda caseira e me surpreendi

Deyvid Manhães é estudante de Sistemas de Informação, formado como técnico em eletrotécnica, apaixonado por tecnologia, pet, entusiasta de culinária e agora redator do Manual de Orquídea. Email: deyvidmanhaes2@gmail.com