Tempo de leitura: 1 minuto

Se você já começou a acompanhar a nova novela do horário nobre da TV Globo, já percebeu que o drama de Brisa tem uma longa e triste jornada pela frente.
Isso porque a moça foi alvo de uma deepfake que mudou os rumos de sua vida… Mas, você sabe o que significa o termo “deepfake”?
A renomada autora Glória Perez sempre traz questões presentes na sociedade para o debate em suas novelas e a proposta dessa vez foi falar sobre o mecanismo do deepfake.
Mas, o que é deepfake?
Deepfake é uma tecnologia que permite fazer alterações por meio de aplicativos tanto no rosto, quanto na voz de uma pessoa…
Que simulam que ela fez ou disse algo que de fato nunca aconteceram.
E o fato é que esse mecanismo de fake news pode trazer graves consequências para a vida da pessoa que sofre ataques como esses, como é o caso da personagem Brisa.
Brisa, interpretada por Lucy Alves foi alvo de montagens feitas por jovens em Portugal, que mudam o rumo da jovem brasileira.
A jovem, que tem que fugir às pressas de um linchamento, é acusada de “ladra de crianças” e perde toda a sua documentação.
É uma verdadeira Travessia em direção à retomada de sua dignidade e respeito perante a sociedade.
Gloria Perez se inspirou em Fatos Reais para Drama de Brisa
Gloria Perez afirmou que a história se baseia no drama da dona de casa Fabiane Maria de Jesus que perdeu sua vida vítima de um linchamento.
Mas, nesse caso, seu rosto foi confundido com o de um retrato falado…
A história chocou profundamente a autora que se inspirou com estre drama real e o adaptou para abordar o tema de deepfake na novela.
Curtiu este artigo sobre a novela Travessia que o Manual de Orquídea te trouxe? Então, compartilhe-a com seus amigos nas suas redes sociais favoritas!
Leia Mais: Brisa e Oto serão presos no Rio de Janeiro na novela a Travessia