Escolher maracujá: Veja agora e acerte na hora do mercado

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

O maracujá é uma deliciosa  fruta, é cheia de benefícios para a nossa saúde e ainda é super fácil de ser encontrada. Nosso ingrediente maravilhoso está presente em diversas receitas deliciosas. Porém, você saberia identificar se o maracujá está bom para ser comprado, se a fruta está madura ou não? 

Para te auxiliar nessa tarefa simples e para que você não tenha mais dúvidas, trouxemos para vocês esse artigo que irá te contar tudo que você precisa saber para achar a fruta perfeita para a sua receita.

Escolhendo o maracujá certo

Variedades de maracujá

No nosso país conseguimos encontrar 3 espécies de maracujás: o doce, o azedo e o roxo. O maracujá que é azedo é o mais fácil de ser encontrado nos  mercados e nas feiras, é o nosso famoso amarelinho redondo e de casca mais grossa. 

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Além dele, temos o doce e o roxo que são os mais difíceis de serem encontrados, sendo o roxo encontrado normalmente apenas no começo do ano. Já o maracujá doce é parecido com um mamão papaia e o roxo tem a cor mais puxada para um tom avermelhado. 

Independente da espécie, para identificarmos se a fruta está mais madura e gostosa possível, temos  alguns passos a serem seguidos:

Foto: Reprodução

Primeiro passo é ficar de olho na casca

A primeira etapa é verificar a cor e a textura do maracujá, os primeiros indícios mais poderosos para saber se ele não está ou está bom para o consumo estão nesses locais. 

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Além disso, sempre daremos preferência às frutas que não estão tão verdes, porque isso indica que elas estão iniciando o processo de amadurecimento. Os nossos maracujás azedos devem estar sempre bem amarelinhos, com a casca um pouco enrugada e sem nenhum sinal de rachaduras ou  manchas escuras. 

Em seguida, vemos nossos maracujás doces que devem estar com a casca bem lisinha e firme, mas não devem ter rachaduras ou manchas escuras. 

Uma dica é usar o truque se ele vai aguentar uma leve pressão na casca. Usando os dedos, dê uma apertada de leve no maracujá, se ele estiver rígido ou  romper não compre. Ele deve segurar a pressão exercida, mas deve ceder bem de leve.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Segundo passo é observar o peso

Para escolher um fruto com boa quantidade de polpa sempre escolha os maracujás mais pesadinhos. Para isso, devemos pegar dois do mesmo tamanho e verificar o seu peso. O mais pesado terá mais polpa. Desta forma você garante que suas receitas fiquem sempre cheias de sabor.

Foto: Reprodução

Terceiro passo, ainda dá tempo para amadurecer

Se você escolheu errado e ainda precisa amadurecer. Calma, você pode deixá-lo  terminar de amadurecer na sua casa do lado de fora da geladeira. 

Além disso, algumas vezes, a fruta apenas precisa de mais poucos dias ou algumas horas para ficar perfeitinha para o consumo. Por esse motivo, deixe que ele descanse na temperatura ambiente e em um lugar sequinho, bem arejado e longe do sol.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Apenas fique atento para que a fruta não passe do ponto e consuma-o logo que amadurecer.

Leia também: Mantenha o guarda-roupa organizado com essas 6 dicas práticas

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Deyvid Manhães é estudante de Sistemas de Informação, formado como técnico em eletrotécnica, apaixonado por tecnologia, pet, entusiasta de culinária e agora redator do Manual de Orquídea. Email: deyvidmanhaes2@gmail.com