A Espada de São Jorge é uma das suculentas mais resistentes às variações de temperatura e de luminosidade e dispensa regas frequentes.
Portanto, ela é a espécie perfeita para aqueles que buscam ornamentar a casa com plantas, mas que não dispõe de muito tempo para a manutenção das mesmas.
Sendo assim, se você se enquadra nesse time de pessoas e se encantou com a beleza das lindas folhas graúdas, carnudas, pontiagudas e com a variação da sua coloração verde e amarela…
Então, me acompanhe neste artigo, pois irei te passar algumas dicas simples, mas preciosas, que irão te ajudar a manter a sua suculenta Espada de São Jorge linda o ano inteiro.
Curiosidades sobre a Espada de São Jorge
Também conhecida como espada de santa bárbara e língua de sogra, seu nome científico é Dracaena trifasciata.
Essa belezinha é originária da África e é considerada uma suculenta. Também, existem algumas crenças em torno dessa linda plantinha.
Isso porque acredita-se que ela tenha capacidade de afastar o mau-olhado da casa de quem as possui.
Além disso, alguns estudos científicos comprovaram que ela é uma excelente planta para purificação do ar, principalmente com relação aos seguintes elementos:
- Benzeno;
- Metanal (formaldeído);
- Tricloroetileno;
- Tolueno e
- Xileno.
Um outra vantagem da utilização dessa linda planta em projetos de paisagismo é a sua grande capacidade de produção de oxigênio no período noturno, ou seja, além de linda ela é super eficiente!
Um outro ponto impressionante é que existem mais de 130 espécies de Espada de São Jorge catalogadas! Uma mais linda que a outra!

Como plantar Espada de São Jorge?
Para plantar a Espada de São Jorge, você irá precisar de um solo bem drenável.
Então, para isso, faça uma camada de argila expandida no fundo do vaso e cubra com manta bidim ou TNT.
Em seguida, por cima coloque uma camada de areia para ajudar na drenagem e complete com terra adubada com húmus de minhoca.

Luminosidade
Essa é uma planta tipicamente de meia sombra. Porém, uma vantagem é que ela tanto suporta altas temperaturas e exposição ao sol pleno, como também temperaturas baixas.
Por isso, ela também é usada em decoração de ambiente internos, até os que possuem ar condicionado, desde que haja luminosidade ao menos de lâmpadas.

Rega
Por se tratar de uma suculenta, as regas devem ser espaçadas, por exemplo, a cada 10 dias.
Só volte a regá-la novamente quando o substrato estiver completamente seco.
Temperatura
A melhor temperatura para cultivo dessa linda suculenta está entre 15°C e 30°C, mas como já dissemos, ela suporta bem o frio e o calor excessivos.
Por isso, ela é conhecida como uma super suculenta!

Adubação
A adubação poderá ser feita mensalmente com NPK 09-09-09 para cactos e suculentas.
Uma dica: coloque o adubo nas bordas do vaso e em seguida regue a sua planta normalmente.
Floração
Pequenas flores amareladas surgem, no verão, em hastes eretas. Mas, essa floração não possui valor ornamental, as folhas que são a atração principal dessa suculenta.
Há quem diga que a floração da Espada de São Jorge indica prosperidade.

Mudas
Fazer mudas dessa suculenta segue a regra das demais, ou seja, destaca-se uma folha saudável e enterra-se a parte destacada em um substrato até que se enraíze.

Porém, vou deixar pra você uma dica mais interessante ainda: faça a propagação em água e aguarde até que as raízes surjam, para depois colocá-la em substrato.
Você também poderá utilizar algum enraizador para acelerar o processo.

Curtiu aprender as dicas de cultivo da Espada de São Jorge que o Manual de Orquídea te apresentou? Então, compartilhe-a com seus amigos nas suas redes sociais favoritas.
Leia Mais: Lírio da Paz: 4 Dicas de Cultivo Simples para Manter sua Planta Bonita Dentro de Casa