Ficus lyrata: como cuidar, características e significado

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

A planta Ficus lyrata ou Ficus-lira é muito indicada para ornamentar tanto ambientes internos quanto áreas externas como jardins.

Inclusive, na sala de estar essa planta ganha destaque e chama a atenção das pessoas principalmente pela presença de suas folhas largas e exuberantes. 

Dessa forma, se você deseja conhecer um pouco mais sobre as características e como cuidar da Ficus lyrata, então fica até o final deste artigo. 

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Características e curiosidades

Antes de mais nada é importante dizer que a planta Ficus-lira é originária da África e pertence à família Moraceae.

Além disso, essa planta costuma viver na natureza no interior de florestas tropicais, onde pode alcançar 15 metros de altura.

Ainda, suas folhas apresentam diversos formatos, mas geralmente são largas na extremidade podendo chegar a 45 cm de comprimento.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Significado espiritual

Além do mais,  muitas pessoas preciosas agrediram que essa planta é capaz de atrair 

  • Abundância;
  • Sorte;
  • Prosperidade.

Ficus lyrata é tóxica 

Vale destacar, que de acordo com os especialistas a planta Ficus-lira é tóxica, devendo ser mantida fora do alcance dos animais e das crianças.

Ficus lyrata bambino x Ficus lyrata árvore

Cabe ressaltar, que existem dois tipos de Ficus-lira, a Ficus lyrata árvore e a Ficus lyrata bambino.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Sendo assim, a Ficus lyrata árvore é mais indicada para jardins externos, porque pode crescer bastante e formar uma grande árvore de cerca de 15 metros com uma copa densa.

Por outro lado, a Ficus lyrata bambino é uma versão dessa planta para interiores, podendo ser usada na decoração da sala de estar, quarto ou escritório.

Ficus lyrata como cuidar

Com isso, já que você aprendeu algumas características e curiosidades interessantes sobre a Ficus-lira, Veja agora algumas dicas de cultivo fáceis.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Ficus lyrata gosta de sol ou sombra

A planta Ficus-lira é uma planta de fácil cultivo que gosta de sol pleno, mas que tolera uma condição de meia sombra e por isso pode ser cultivada dentro de casa.

Temperatura

Além disso, essa planta vai preferir uma temperatura que varia entre 18 graus celsius e 28 graus Celsius para se desenvolver de forma adequada.

Substrato 

Ainda, com relação ao substrato o solo este precisa ser bem drenado e composto por:

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
  • Terra comum;
  • Terra vegetal;
  • Húmus de minhoca.

Adubos 

E com relação aos adubos estes podem ser orgânicos. Dessa maneira, você pode utilizar bokashi ou húmus de minhoca como dito anteriormente.

Ficus lyrata como fazer mudas

Além disso, para quem pretende fazer mudas dessa planta, esse processo deve ser feito utilizando a folha.

Dessa forma, retire uma folha e a coloque em um recipiente com um pouco de água.

Ainda, nas próximas etapas você deverá aplicar um fertilizante NPK solúvel em água.

Com isso, a propagação ou multiplicação será feita pelo enraizamento da Folha em um processo que deve levar cerca de um mês. 

Além do mais, após o surgimento de algumas raízes, você deverá adicionar o substrato (Terra comum), no recipiente com a água, para que a planta possa se acostumar aos poucos.

Desse jeito, com o passar do tempo a folha enraizada da sua Ficus-lira poderá ser transferida para um vaso pequeno com o substrato adequado que foi mencionado anteriormente aqui 

Ficus-lira com folhas amarelas

Ainda, as folhas da planta Ficus-lira podem ficar amareladas com o excesso de água.

Leia também: Bambu da Sorte como cuidar: significado e curiosidades

Leandro Sinis é biólogo formado pela UFRJ, divulgador científico e agora faz parte da equipe do Blog Manual de Orquídea. Email: leandrocarsi89@gmail.com