Higienizar morangos: Veja agora como limpar essa fruta antes de consumir

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Eliminar possíveis sujeiras das frutas é essencial para proteger o nosso organismo. Higienizar morango não é diferente.

O consumo do morango em sua forma natural, em tortas, sorvete, no iogurte ou geléia é sempre saboroso. Porém, para garantir que seja nutritivo e saudável precisamos realizar as etapas de higienização antes de consumi-lo, garantindo nossa segurança. Além disso, a sanitização dos produtos pode auxiliar a manter a qualidade de certos produtos durante seu armazenamento. 

Além disso, a higienização é super importante para a eliminação agentes patogênicos e também para a redução dos microorganismos responsáveis pela deterioração do nosso produto, conforme informações da nutricionista Daniele Amaral. 

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
Foto: Reprodução

Higienizar morango, como fazer?!

O processo de higienização de alimentos é realizado em duas etapas bem básicas, a primeira é a limpeza e a segunda é a sanitização ou desinfecção.

Limpeza dos morangos

No processo de limpeza, iremos realizar a remoção das impurezas, dos insetos e outras sujeiras que possam estar no fruto. Nessa etapa, iremos colocar nossa fruta em uma vasilha utilizando a proporção de 3 gotinhas de detergente neutro para cada 1 litro de água e deixamos de molho por alguns minutos.

Logo depois, vamos escorrer bem e enxaguar utilizando água corrente, fruta por fruta.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Sanitização dos nossos morangos

No segundo processo, iremos desinfectar nossa fruta reduzindo o número de microrganismos para que não comprometa a segurança do nosso  alimento. Para isso, iremos utilizar água sanitária comercial. 

Para a água sanitária, devemos utilizar na proporção de 5 ml ou 1 colher de sopa rasa para um litro de água. Os morangos devem ser colocados imersos nessa solução por um período de aproximadamente 10 minutos. Em seguida, iremos enxaguar utilizando água potável e sacá-los muito bem antes de guardá-los.

Por fim, esse foi nosso passo a passo para a higienização de morangos, esperamos ter ajudado a se deliciar com essa fruta.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Leia também: Melão maduro: Aprenda a escolher o melão ideal no mercado

Deyvid Manhães é estudante de Sistemas de Informação, formado como técnico em eletrotécnica, apaixonado por tecnologia, pet, entusiasta de culinária e agora redator do Manual de Orquídea. Email: deyvidmanhaes2@gmail.com