Manacá-da-Serra: a árvore que dá flor de três cores e é destaque no paisagismo

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

A linda e exuberante Manacá-da-Serra é uma das árvores mais utilizadas no paisagismo! Isso porque a coloração vibrante de suas flores se destacam em meio à sua folhagem verde escura.

Um fato curioso sobre essa planta é que em um mesmo galho podem ser encontradas três diferentes tonalidades de flores: a branca (em sua fase inicial), a rosa (em sua fase intermediária) e as roxas (na última fase).

Isso acontece de forma gradual durante a maturação da flor.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Além disso, o fato de suas raízes não serem abruptas contribui para sua utilização na decoração de calçadas e jardins.

Porte da Manacá-da-Serra

A Manacá-da-Serra é uma planta de Mata Atlântica encontrada nas regiões litorâneas do Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

Elas podem chegar a até 12 metros de altura no solo, mas quando plantadas diretamente em vasos grandes, atingem o máximo de 2 metros de altura.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Mantenha o substrato úmido

Esta é uma espécie que necessita de rega frequente para a absorção máxima de nutrientes que irão ajudar no seu desenvolvimento.

Então, regue-a com uma boa frequência a fim de manter o substrato úmido, mas não encharque o solo. 

Para isso, garanta um solo bem arejado e drenável. Uma dica bacana de substrato é misturar uma parte de terra fértil com duas partes de areia.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Além disso, para facilitar a drenagem coloque uma camada de argila expandida no fundo do  vaso separada do substrato por uma camada de tecido geotêxtil.

Casca de pinus e pedras ajudam a reter umidade

Como a umidade é um ponto importante, então, cubra a superfície do substrato com casca de pinus ou pedras, como os seixos, a fim de manter a umidade por mais tempo.

Adubos orgânicos

Adubos orgânicos devem ser utilizados principalmente no verão, entre os meses de novembro e verão, que é o período de floração da Manacá-da Serra. Alguns exemplos de adubos orgânicos são húmus de minhoca e esterco de boi.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Conheça a mente criativa por trás do Blog Manual de Orquídea: Rafaela Lucena. Além de sua dedicação como editora, Rafaela é uma talentosa jardineira, habilidosa decoradora e uma redatora apaixonada por explorar os vastos horizontes dos blogs. Sua paixão e expertise se refletem em cada artigo e projeto que compartilha. Para contatá-la, envie um email para: rafaeladelucena@gmail.com.