A linda e exuberante Manacá-da-Serra é uma das árvores mais utilizadas no paisagismo! Isso porque a coloração vibrante de suas flores se destacam em meio à sua folhagem verde escura.
Um fato curioso sobre essa planta é que em um mesmo galho podem ser encontradas três diferentes tonalidades de flores: a branca (em sua fase inicial), a rosa (em sua fase intermediária) e as roxas (na última fase).
Isso acontece de forma gradual durante a maturação da flor.
Além disso, o fato de suas raízes não serem abruptas contribui para sua utilização na decoração de calçadas e jardins.

Porte da Manacá-da-Serra
A Manacá-da-Serra é uma planta de Mata Atlântica encontrada nas regiões litorâneas do Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.
Elas podem chegar a até 12 metros de altura no solo, mas quando plantadas diretamente em vasos grandes, atingem o máximo de 2 metros de altura.

Mantenha o substrato úmido
Esta é uma espécie que necessita de rega frequente para a absorção máxima de nutrientes que irão ajudar no seu desenvolvimento.
Então, regue-a com uma boa frequência a fim de manter o substrato úmido, mas não encharque o solo.
Para isso, garanta um solo bem arejado e drenável. Uma dica bacana de substrato é misturar uma parte de terra fértil com duas partes de areia.
Além disso, para facilitar a drenagem coloque uma camada de argila expandida no fundo do vaso separada do substrato por uma camada de tecido geotêxtil.
Casca de pinus e pedras ajudam a reter umidade
Como a umidade é um ponto importante, então, cubra a superfície do substrato com casca de pinus ou pedras, como os seixos, a fim de manter a umidade por mais tempo.
Adubos orgânicos
Adubos orgânicos devem ser utilizados principalmente no verão, entre os meses de novembro e verão, que é o período de floração da Manacá-da Serra. Alguns exemplos de adubos orgânicos são húmus de minhoca e esterco de boi.