Melão maduro: Aprenda a escolher o melão ideal no mercado

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Será que o melão está maduro? Nesse artigo iremos aprender a verificar e acertar na escolha dessa fruta deliciosa para a nossa mesa.

Existem técnicas que vão nos ajudar a escolher a fruta boa e também que vão nos auxiliar a conservá-la da maneira correta, mesmo que cortada.

Veja abaixo essas técnicas para escolher melão maduro

Foto: Reprodução

O primeiro é apertar a parte superior da fruta

Para que possamos saber se o melão está em perfeito estado para consumo, vamos pressionar a parte superior da fruta (topo). Se essa região estiver macia e ceder de forma leve, é um indicativo que está madura. 

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Porém, se essa parte estiver muito rígida, é um indicativo de que o melão precisa de mais um tempo para amadurecer. Se estiver muito mole, a fruta pode estar madura demais. 

Caso o melão ainda não esteja maduro, basta deixá-lo amadurecer do lado de fora da geladeira a seu tempo e fora do sol.

O segundo passo é olhar a casca do melão

Independente do melão é importante sempre observar se a fruta está com algum machucado. Se não existem rachaduras ou furos que podem ter sido feitos por insetos ou alguma ave. Vamos também observar a cor do melão, que deve ter brilho e ter um tom intenso com sua tonalidade predominante. 

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

O terceiro passo é chacoalhar a fruta e cheirar

No movimento de sacudir o melão, podemos perceber se as suas sementes do centro estão se movendo. Caso esteja, ele está bem maduro e deve ser consumido o quanto antes. Além disso, o aroma do melão precisa ser frutado e não ter cheiro diferente disso. 

Conservando o melão aberto

O melão tem validade curta depois que for aberto, no máximo em três dias ele deverá ser consumido. Essa fruta absorve aromas e sabores facilmente, então para mantê-la na geladeira devemos vedar ela muito bem. 

Já que a geladeira tem seu cheiro característico e de outros alimentos que estão dentro dela, não é bom para a fruta. Então, depois que tivermos  aberto, vamos manter a fruta envolta em plástico filme, ou em um pote com tampa hermética e dentro da geladeira e ainda devemos consumir em até 3 dias.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Veja também: Escolher maracujá: Veja agora e acerte na hora do mercado

Deyvid Manhães é estudante de Sistemas de Informação, formado como técnico em eletrotécnica, apaixonado por tecnologia, pet, entusiasta de culinária e agora redator do Manual de Orquídea. Email: deyvidmanhaes2@gmail.com