A Moreia, ou Dietes bicolor (nome científico) se trata de uma planta de folhagem alta e com linda floração que é amplamente usada no paisagismo de jardins.
Ela possui três variações de espécies que são: moreia branca, a moreia amarelada e a variegata. Os cuidados no cultivo podem ser um pouco diferentes dependendo da espécie, por isso, questões como luminosidade, por exemplo, devem ser observadas para favorecer o crescimento de sua plantinha. Vejamos a seguir os principais cuidados que você deve ter no cultivo da Moreia e ideias para inspirar o paisagismo do seu jardim.

Qual a melhor terra para o cultivo da Moreia?
Uma das principais características da Moreia é a sua resistência. Isso quer dizer que ela não precisa de cuidados muito específicos para o seu desenvolvimento.
Logo, quanto ao solo, você deve apenas garantir o básico,ou seja, que seja uma terra adubada, rica em matéria orgânica e que possua drenagem. Se essas condições forem respeitadas, a sua plantinha irá se desenvolver muito bem.
Esta é uma planta de sol ou sombra?
Como disse logo no início do artigo, a Moreia possui três espécies e a depender de qual estejamos cultivando as condições de sol pleno ou sombra irão variar. Vejamos:
- A Moreia Branca se adapta melhor a condições de meia sombra;
- Já as Moreias Amareladas e a Variegata necessitam de ambiente de sol pleno por pelo menos 4 horas diariamente.
No entanto, todas as espécies devem ser cultivadas na área externa. Caso contrário, você perderá sua plantinha, mesmo que demore um pouco esse processo, já que se tratam de plantas muito resilientes.
Uma outra dica importante é que esta não é uma planta que cresce bem em regiões litorâneas, apesar dela se adaptar bem em climas quentes ou frios, no litoral… nada feito!
Não exagere na rega!
A Moreia não gosta de solo encharcado! Então, nada de molhar demais a sua plantinha e nem com grande frequência!
Por isso, o ideal é que você faça uma rega abundante no seu canteiro de Moreias a cada 5 dias, mais ou menos.
Adubação periódica
A Adubação é importante para fornecer nutrientes para que sua planta floresça o ano todo.
Sendo assim, você pode utilizar tanto adubos químicos, quanto adubos orgânicos a cada três meses na sua verdinha!
Ela não gosta de Poda!
Sua Moreia está alta demais? Então… deixe-a assim! Isso porque esta é uma planta que não aceita poda para regulagem de altura, você pode acabar perdendo sua plantinha caso adote essa prática!
Portanto, a única coisa que você pode fazer é uma limpeza das folhas e flores secas.
Como usar a Moreia no paisagismo
Esta é uma das plantas mais usadas no paisagismo, pois suas folhagens altas permitem a criação de linhas em canteiros, decoração de caminhos de jardim e ajudam a dar volume no jardim com seus tufos esverdeados.
Confira agora algumas ideias de projetos de paisagismo que utilizaram essa linda plantinha como elemento decorativo.



