Suas orquídeas não dão flores?Confira as principais causas !

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Tem muito tempo que suas orquídeas não florescem e você não sabe o que fazer para a sua verdinha te presentear com lindas flores novamente?

Então, você pode estar cometendo algum dos erros a seguir! Confira nosso check list e identifique as possíveis causas desse problema nas suas orquídeas!

Foto: Reprodução

Ambiente escuro

Você cultiva a sua orquídea dentro de casa e colocou ela toda linda e poderosa para decorar sua mesa de centro que fica bem no meio da sala?

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Pois é… Este é um erro clássico, já que as pessoas acham que pelo fato das orquídeas não curtirem a luz solar direta, não é preciso fornecer a ela um ambiente iluminado… A sua orquídea gosta e precisa de luz, ok?

Então, de hoje em diante escolha para ela um local sombreado, mas com boa iluminação. Um local próximo às janelas, por exemplo, é perfeito para o cultivo da sua orquídea já que a luz solar estará sendo filtrada pelo vidro.

Falta de variação de temperatura

Esse erro também é muito comum e também acontece porque a orquídea fica dentro de um ambiente fechado, sem nenhuma corrente de ar!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

A variação de temperatura, bem como a iluminação é um fator importante para ativar a floração de qualquer tipo de orquídea.

Sendo assim, se sua orquídea estiver sendo cultivada próxima a uma janela, por exemplo, então, na parte da noite deixe a janela um pouco entreaberta para que haja um amplitude maior na variação de temperatura que seja capaz de retirar a orquídea do estado de dormência e levá-la à floração.

Excesso de rega

Aqui, o excesso de água acaba causando o apodrecimento das raízes das orquídeas.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Sendo assim, se você rega demais, as raízes ficam comprometidas e sua plantinha fica sem energia suficiente para entrar na fase de floração.

Adubação irregular

Outro fator importante que você deve levar em consideração se suas orquuídeas estão sem flores é a regularidade com que você aduba a sua orquídea.

Uma dica bem legal que estou sempre mencionando aqui no Manual de Orquídea é a montagem de uma trouxinha de TNT ou manta bidim com uma colher de sopa de farinha de ossos e outra de torta de mamona.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Disponha essa trouxinha acima das raízes, assim, toda vez que você for regar a sua  planta estará adubando-a lenta e gradualmente!

Essa é uma tática que uso há anos com minhas orquídeas e que vem dando muito certo. Mas, não se esqueça de trocar a trouxinha a cada dois meses, ok?

Respeite o ciclo da sua orquídea

Uma outra questão importante é você perceber em que fase a sua orquídea está. 

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Digo isso porque simplesmente pode ser que sua orquídea esteja bem e essa falta de floração seja normal, pois ainda não chegou a época da florada da sua orquídea!

Portanto, busque saber a frequência da floração da sua espécie de orquídea e siga as dicas que recebeu ao longo deste artigo! Logo mais a sua verdinha estará florida e toda pomposa!

Leia mais: Veja como recuperar orquídeas usando apenas 1 garrafa pet e carvão

Conheça a mente criativa por trás do Blog Manual de Orquídea: Rafaela Lucena. Além de sua dedicação como editora, Rafaela é uma talentosa jardineira, habilidosa decoradora e uma redatora apaixonada por explorar os vastos horizontes dos blogs. Sua paixão e expertise se refletem em cada artigo e projeto que compartilha. Para contatá-la, envie um email para: rafaeladelucena@gmail.com.