Tem muito tempo que suas orquídeas não florescem e você não sabe o que fazer para a sua verdinha te presentear com lindas flores novamente?
Então, você pode estar cometendo algum dos erros a seguir! Confira nosso check list e identifique as possíveis causas desse problema nas suas orquídeas!

Ambiente escuro
Você cultiva a sua orquídea dentro de casa e colocou ela toda linda e poderosa para decorar sua mesa de centro que fica bem no meio da sala?
Pois é… Este é um erro clássico, já que as pessoas acham que pelo fato das orquídeas não curtirem a luz solar direta, não é preciso fornecer a ela um ambiente iluminado… A sua orquídea gosta e precisa de luz, ok?
Então, de hoje em diante escolha para ela um local sombreado, mas com boa iluminação. Um local próximo às janelas, por exemplo, é perfeito para o cultivo da sua orquídea já que a luz solar estará sendo filtrada pelo vidro.
Falta de variação de temperatura
Esse erro também é muito comum e também acontece porque a orquídea fica dentro de um ambiente fechado, sem nenhuma corrente de ar!
A variação de temperatura, bem como a iluminação é um fator importante para ativar a floração de qualquer tipo de orquídea.
Sendo assim, se sua orquídea estiver sendo cultivada próxima a uma janela, por exemplo, então, na parte da noite deixe a janela um pouco entreaberta para que haja um amplitude maior na variação de temperatura que seja capaz de retirar a orquídea do estado de dormência e levá-la à floração.
Excesso de rega
Aqui, o excesso de água acaba causando o apodrecimento das raízes das orquídeas.
Sendo assim, se você rega demais, as raízes ficam comprometidas e sua plantinha fica sem energia suficiente para entrar na fase de floração.
Adubação irregular
Outro fator importante que você deve levar em consideração se suas orquuídeas estão sem flores é a regularidade com que você aduba a sua orquídea.
Uma dica bem legal que estou sempre mencionando aqui no Manual de Orquídea é a montagem de uma trouxinha de TNT ou manta bidim com uma colher de sopa de farinha de ossos e outra de torta de mamona.
Disponha essa trouxinha acima das raízes, assim, toda vez que você for regar a sua planta estará adubando-a lenta e gradualmente!
Essa é uma tática que uso há anos com minhas orquídeas e que vem dando muito certo. Mas, não se esqueça de trocar a trouxinha a cada dois meses, ok?
Respeite o ciclo da sua orquídea
Uma outra questão importante é você perceber em que fase a sua orquídea está.
Digo isso porque simplesmente pode ser que sua orquídea esteja bem e essa falta de floração seja normal, pois ainda não chegou a época da florada da sua orquídea!
Portanto, busque saber a frequência da floração da sua espécie de orquídea e siga as dicas que recebeu ao longo deste artigo! Logo mais a sua verdinha estará florida e toda pomposa!
Leia mais: Veja como recuperar orquídeas usando apenas 1 garrafa pet e carvão