Planta Beijinho: dicas de cultivo e como usar na decoração do jardim

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Você certamente já se deparou com a planta Beijinho em algum jardim! Mas, talvez você a conheça como Maria sem vergonha ou pelo seu nome científico Impatiens walleriana

Além disso, se você gosta de plantas com flores coloridas e delicadas, ela é uma ótima opção para ornamentar a área externa ou o interior da sua casa.

Então, que tal aprender como cultivar a planta Beijinho e como usá-la na decoração interna e externa da sua casa? Vamos lá!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Conheça a planta Beijinho: de origem africana, ela gosta de umidade e cresce rápido!

Uma dica simples e eficaz no cultivo de qualquer planta é procurar saber qual o local de origem da planta. Isso porque essa pesquisa nos ajuda a entender quais as melhores condições climáticas para que a nossa plantinha se desenvolva.

Mas, pode ficar tranquila que eu te conto qual a origem da planta Beijinho! Essa verdinha cheia de charme é nativa da África! Sendo assim, sua preferência é por locais quentes e úmidos.

Outra característica marcante é a sua alta capacidade reprodutiva. Inclusive, em alguns locais seu cultivo é proibido já que a sua presença acaba por inibir o crescimento de outras plantas.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Como cuidar da planta Beijinho em casa? Confira essas dicas simples e fáceis de implementar!

A primeira coisa que você tem que ter em mente é que essa é uma planta que precisa ao menos de 4 horas de sol por dia e é recomendado que seja o solzinho da manhã!

Isso porque esta é uma planta que necessita de bastante luz para seu desenvolvimento e para o florescimento, mas o sol em excesso irá causar queimaduras nas folhas e murchar sua planta.

Por falar em planta murcha, isso também pode acontecer caso você não forneça água em quantidade suficiente. Sendo assim, regue sua planta diariamente, mas não molhe suas flores e folhas e não encharque o solo, apenas o mantenha úmido!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Portanto, outra dica importante é ter uma boa drenagem do solo! Sendo assim, coloque argila expandida no fundo do vaso, encha com uma mistura de terra e perlita.

Outra dica legal é colocar um pouco de turfa no substrato, pois ele ajudará a manter a umidade. Entretanto, nesse caso, regue sua planta com menos água, já que a turfa irá segurar a umidade por mais tempo!

Além disso, outra regra importante é a seguinte:

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Se você mora em um lugar quente, coloque-a em um ambiente de meia-sombra!

Mas, se você mora em lugar de clima frio, deixe-a em um local de sol pleno!

Isso ajudará a sua planta a se desenvolver bem e evitar que receba sol ou sombra em excesso.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Inclusive, ela é uma planta que pode ser cultivada dentro de casa, desde que você cuide para que ela fique em um ambiente bem iluminado e ventilado.

Quanto à adubação, o uso de NPK 04-14-08 durante o verão e a primavera pode ser feita uma vez ao mês a fim de estimular a floração da sua planta.

Inspirações de como usar a Beijinho na decoração e paisagismo

Agora que você já sabe como cuidar da sua planta Beijinho, veja algumas ideias lindas de como utilizá-las para decorar a sua casa.

Uma ideia interessante é cultivá-la em vasos grandes e largos, mesclando cores de flores e dando um formato arredondado à composição!

Foto: Reprodução

Mas, se você tem um canteiro decorado com pedras, a planta Beijinho pode decorar o seu espaço, dando um toque de cor e delicadeza.

Foto: Reprodução

Também, há a opção mais simples de todas, que é cultivá-la em um vaso pequeno que pode ser usado na decoração de varandas e na parte interna da casa.

Foto: Reprodução

Por fim, crie uma linda composição de vasos repleta de cores e super charmosa!

Foto: Reprodução

Leia mais: Bambu da sorte: aprenda a cuidar dessa planta verdinha que atrai boas energias!

Conheça a mente criativa por trás do Blog Manual de Orquídea: Rafaela Lucena. Além de sua dedicação como editora, Rafaela é uma talentosa jardineira, habilidosa decoradora e uma redatora apaixonada por explorar os vastos horizontes dos blogs. Sua paixão e expertise se refletem em cada artigo e projeto que compartilha. Para contatá-la, envie um email para: rafaeladelucena@gmail.com.