As plantas carnívoras estão presentes no imaginário de cada um de nós como aquela plantinha com um tipo de “boca” com “dentes”. E há quem ache que elas não existem!
Mas, felizmente, essas verdinhas pra lá de curiosas existem sim! Elas estão espalhadas pelo nosso lindo Planeta e existem cerca de 600 espécies de plantas carnívoras catalogadas!
Neste artigo, vamos conhecer alguns detalhes curiosos a respeito dessas verdinhas cheias de particularidades.
O que são as plantas carnívoras?
Também chamadas de insetívoras, as plantas carnívoras são aquelas que atraem os insetos e até pequenos répteis por meio de suas cores chamativas e seu aroma.
Elas fazem a digestão destes pequenos animais graças à presença de enzimas digestivas capazes de captar os nutrientes necessários à planta.
Esse é um mecanismo de evolução criado por essas plantas, já que elas são nativas de regiões alagadiças, como brejos, onde o solo é pobre em nutrientes.
Ao chegar próximo à planta, o bichinho fica preso em seu interior por meio de algum destes artifícios:
Sucção: aqui, a planta possui a folha em formato de um jarro, ou funil. Nela, o inseto é sugado até a porção final no funil por conta de um líquido seroso que faz o animal escorregar até essa região.
Enjaulamento: essas são as clássicas plantas carnívoras que estão presentes na nossa imaginação. Elas possuem 2 metades que se assemelham à boca e pequenas estruturas serradas que se assemelham à dentes que se fecham quando a presa entra em contato.
Líquidos colantes: na superfície das folhas dessas plantinhas há um líquido pegajoso que impede a presa de se locomover. Aí mesmo é realizada a digestão da planta.
Espécies de plantas carnívoras
Drosera
Essa curiosa plantinha possui pequenos pelinhos que se assemelham a tentáculos, além de um líquido colante em sua superfície.
Os pelos se enrolam sobre a presa e a carrega até a porção central da planta onde o animal será digerido. Este é um exemplo de captura por líquidos colantes.

Sarracenia
A Sarracenia possui o artifício da sucção a seu favor. Suas folhas em forma de funil possuem um líquido em seu interior e pequenos pelos que levam a presa até a porção final da folha para sofrer ação das enzimas digestivas.

Dioneia
Esta é uma planta carnívora que captura seus alimentos através do enjaulamento. Sua beleza exótica faz dela a escolha de muitos cultivadores para ornamentar jardins estilo rústico.

Veja mais: Zamioculca amarelando as folhas? Saiba o que fazer para ajudar sua plantinha!