Receita de Panetone  Caseiro para deixar sua ceia de Natal ainda mais deliciosa 

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Quer aprender a fazer uma deliciosa  receita de panetone caseiro para trazer o espírito  do Natal para a sua casa? 

Para começar, vamos informar que para fazer panetone nunca foi tão fácil  e delicioso, essa receitinha completa irá  desmistificar a produção desse item  indispensável para a sua festinha de fim de ano.

Além de surpreender seus convidados com a maciez, umidade e o sabor inigualável desse produto, essa receita será feita com a mistura de fermento biológico seco, fermento biológico fresco e ainda utilizaremos o que chamamos de processo de fermentação lenta.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
Foto: Reprodução

Aliás, o ato de sovar a massa é essencial. Porém, podemos ativar o glúten para que se desenvolva e os gases liberados pelo fermento se distribuam uniformemente realizando menos sovas e deixando a massa descansar por mais tempo. 

  Essa técnica além de aumentar a maciez de seu panetone caseiro, irá beneficiar seu corpo não deixando que a fermentação continue em seu estômago após a ingestão. 

 Além disso, essa receita ainda pode ser feita com o intuito  de venda, trazendo uma renda extra e tornando seu  final do ano ainda mais especial. 

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
Foto: Reprodução

Ingredientes para a  nossa receita de panetone caseiro 

Para a realização dessa super receita iremos separar os ingredientes em duas etapas, sendo a primeira para a esponja com fermento biológico seco e a massa propriamente dita.

Além disso, utilizaremos suco de laranja para reduzir a quantidade da essência de panetone em nossa receita caseira, por ser um produto artificial. Porém, seu uso ainda é importante para manter o aroma original do produto.

Sendo assim, vamos seguir com nossos ingredientes!

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Ingredientes para formar a esponja com fermento biológico seco

1 sachê  de fermento biológico seco com dez gramas;

100 mililitros de suco de laranja;

 ¾ de Xícara  ou cem gramas de farinha de trigo tipo 1;

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

Ingredientes para a massa

3 e ¼  de Xícara de farinha de trigo tipo 1;

15 gramas de leite em pó;

125 gramas de açúcar;

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

10 mililitros de essência líquida para panetone;

50 mililitros de lecitina de soja, é possível não usar, mas o panetone terá menos aparência úmida;

40 gramas de fermento biológico fresco;

Raspas de laranja quantidade a gosto

100 gramas de manteiga

100 mililitros suco de laranja

4  gemas de ovos, para aumentar a maciez;

5 gramas de sal

Possíveis ingredientes para o recheio

Chocolate em chips forneável

Frutas cristalizadas e uva passas.

Recomendação:  Para cada unidade de panetone caseiro utilizar 400 gramas de massa e  150 gramas de recheio podendo ser panetone utilizando as frutas, chocotone utilizando o  chocolate forneável ou ambos caso queira inovar, sua imaginação será seu limite.

Passo a passo para realização da receita

Para iniciar, iremos fazer a esponja utilizando o fermento biológico seco, esse método é usado quando a quantidade de açúcar na receita é mais alta. Nesses momentos, o processo ativará o fermento.

Logo após, misture a farinha com fermento seco e adicione o suco de laranja aos poucos. Agora mexa tudo e deixe descansar entre 20 a 30 minutos, por fim, a massa vai apresentar as características de uma esponja conforme a imagem abaixo.

Foto: Reprodução

Preparação da massa

Em seguida, podemos começar a trabalhar com a massa da nossa receita de panetone caseiro, iniciando na mistura de todos os ingredientes secos. Com uma mão misture e com a outra apoie o recipiente redondo que usará em todo o processo.

Após a etapa anterior, faça um buraquinho na parte central da massa e vá adicionando a esponja de fermento. 

Na sequência, adicione o fermento fresco, as gemas de ovos, a essência para panetone, a  metade do suco de laranja, e a lecitina de soja.

Agora, vá misturando e inicie a incorporação dos ingredientes, vá adicionando o resto do suco aos poucos, conforme for vendo a necessidade. Após a completa agregação, entraremos com a manteiga misturando até a gordura se misturar completamente à massa.

Acredite no processo da sua receita, inicialmente pode parecer que não vai funcionar, mas no fim terá um resultado super satisfatório.

Logo após misturar todos os ingredientes, retiramos a massa do recipiente e levaremos para uma bancada ou pia lisa e limpa. 

Então, para saber o ponto para início da sova, pegamos a massa e apertamos, se ela cair facilmente, já podemos iniciar o processo.

Continuando, devido a quantidade de líquido e manteiga, o panetone é bem úmido . Por esse motivo, começaremos a sovar com o auxílio de uma espátula, por aproximadamente 4 minutos, para não termos risco de rasgar a massa.

Sova da massa

Logo depois, podemos sovar com as duas mãos, por mais 7 minutos, depois adicione o sal, as raspas de laranja, e deixamos descansar por 30 minutos.

Nossa receitinha  rende 1,2 Kg de massa, mas a forma que utilizo é de 500 gramas. Logo, vou dividir 400 gramas de massa e 150 gramas de recheio, deixando uma sobra.

Super Dica: Você pode deixar as frutas, se for  usar no recheio, de molho no suco de laranja, dessa forma elas absorvem o líquido e ficam ainda mais saborosas.

Agora, iremos abrir a massa sobre a pia com um pouco de farinha de trigo salpicada, adicionaremos o recheio de frutas, salpicaremos as frutas com farinha de trigo, caso tenham sido postas de molho no suco de laranja e iremos sovar para distribuir bem. Misture bem para que as frutas fiquem bem distribuídas em cada partezinha do panetone.

Já no caso do chocotone vamos repetir o mesmo processo, lembrando que as gotas de chocolate devem ser forneáveis, já que seu chocolate precisa ter a capacidade de suportar a temperatura do forno.

Inicio do processo de fermentação lenta da receita de panetone caseiro

Após rechear, deixe nossos panetones descansarem por 20 minutos em cima da pia, para crescerem antes de colocarmos na forma.

Logo após, chegou a tão esperada  hora de colocar nas forminhas para panetone.

Em seguida, levaremos as forminhas para um local sem vento, como dentro do forno desligado, dessa forma seguirá o processo de fermentação, a massa irá atingir a borda da forma, ou  chegará bem perto, depois iremos colocar no forno aquecido.

Foto: Reprodução

Caso se passem três horas o nosso panetone não atingir o tamanho que esperamos, não fique preocupado, existem fatos que retardam o crescimento.

Além disso, lembre-se que precisamos ter paciência e esperar o quanto for necessário, lembrando que é próximo a borda e que a quantidade de massa deve estar um pouco maior que o peso que a forma foi projetada.

Levando a massa ao forno

Nessa etapa, iremos levar nossos panetones ou chocotones para o nosso forno doméstico, entre 200 e 220 graus, por conta  da elevada quantidade de açúcar precisaremos manter a temperatura mais baixa para que ele não fique muito dourado por fora e acabe cru na parte de dentro. Ficará no forno entre 45 e 50 minutos.

Antes do forno, você poderá fazer um corte em forma cruz no centro de nossa massa e colocar um pedaço de manteiga, que ajudará a dar ainda mais sabor.

Para a completa certeza que nossa receita  está completamente assada, recomendamos que utilize um termômetro, com 90 graus dentro do panetone  já podemos retirar para descansar.

Outra super dica: deixaremos o nosso panetone esfriando invertido ou de cabeça para baixo,  dessa forma teremos ajuda da gravidade que irá nos auxiliar a não deixar o centro murchar, já que é muito macia por dentro.

Foto: Reprodução

Esta receita de panetone caseiro precisa ter paciência no processo desde o seu início, demos muitas dicas e técnicas que irão te ajudar a fazer um produto incrível e super saboroso.

Não se esqueça de comentar como ficou o seu super panetone!!

Leia também: Receita de panetone de liquidificador fofinho, delicioso e muito fácil de fazer!

Deyvid Manhães é estudante de Sistemas de Informação, formado como técnico em eletrotécnica, apaixonado por tecnologia, pet, entusiasta de culinária e agora redator do Manual de Orquídea. Email: deyvidmanhaes2@gmail.com