Tronco de natal (Buchê de Noel): Além de linda, essa receitinha é super saborosa

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

O tronco de natal é um bolo em formato cilíndrico, devido a seu formato e recheio em espiral seu sabor se torna único e podemos sentir o recheio a cada mordida.

Além disso, essa receita, após finalizada, é extremamente linda e irá deixar sua mesa ainda mais extraordinária  em sua ceia natalina. Seus convidados vão se maravilhar com tamanha beleza e sabor sem igual dessa maravilha gastronômica.

Venha conosco conferir o passo a passo dessa receitinha deliciosa.

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------
Foto: Reprodução

Ingredientes para a receita de bolo  tronco de natal

Para a massa

5 ovos de galinha;

5 colheres de açúcar (sopa);

½  xícara (chá) de Leite;

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

1 xícara de farinha de trigo tipo 1 (xícara de chá);

½ xícara (chá) de amêndoas triturada;

Para o recheio

1 Leite condensado (lata ou caixinha com aproximadamente 395g);

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

1 colherinha (sopa) de manteiga ou margarina;

½  xícara (chá) de amêndoa sem pele torrada e moída;

Para a cobertura

1 lata de Creme de Leite;

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

170 g de Chocolate meio amargo picadinho;

lasca de amêndoas sem pele e torrada que será usada para decorar;

cerejas para decorar;

------CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE------

folhas de hortelã também para decorar;

Passo a passo para nossa receita

Massa

Começaremos com uma batedeira, batendo os ovos até que o volume se dobre. Em seguida, adicionaremos o açúcar e batemos por mais um tempo. Agora, iremos diminuir a velocidade da batedeira e adicionar o leite cuidadosamente. 

Em seguida, desligue a batedeira e adicione a farinha e as amêndoas, misturando delicadamente com a ajuda de um fuê ou colher de madeira. Logo após, despejamos em uma forma de formato retangular, esta deve estar  untada e forrada com papel-manteiga. 

Agora, levamos para o forno pré aquecido a 200ºC, por aproximadamente 30 minutos.

Recheio

Enquanto isso, pegamos uma panela e colocaremos o leite condensado e a manteiga, cozinhando em fogo baixo mexendo sem parar até que desprenda do fundo da panela, aproximadamente 5 minutos.

Agora, vamos retirar do fogo e adicionar as amêndoas moídas e misturar até que fiquem bem incorporadas.

Na sequência, iremos desenformar a massa e cortar a mesma no centro colocando sobre um saco plástico ou filme em formato retangular e colocaremos o recheio por cima. Após essa etapa, iremos enrolar igual um rocambole com o auxílio do plástico, molhando com uma misturinha de açúcar e água e amarrando as extremidades do plástico para que fique firme. Leve a geladeira e reserve.

Cobertura

Nessa etapa, pegamos um recipiente e aquecemos  o creme de leite em banho-maria. Logo depois, adicionamos o Chocolate picado, mexendo bem até que derreta completamente. Agora, esperamos esfriar e levamos à geladeira por aproximadamente 30 minutos.

Montagem

Retire o bolo da geladeira, desamarre o plástico brinde delicadamente, o bolo se manterá em formato de tronco. Logo após essa etapa, iremos decorar o tronco espalhando a cobertura de chocolate com o auxílio de uma espátula, deixando bem alisado.

Em seguida, faremos levemente alguns buraquinhos com o auxílio de um garfo, para que fique parecido com a textura de um tronco de árvore e decoramos em seguida.

Agora é só levar a geladeira para que fique firme, aproximadamente 20 minutos e então é só servir essa obra de arte comestível.

Por fim, esperamos que tenham gostado de nossa super receita de bolo tronco de natal.

Leia também: Receita de Pavê Simples com Biscoito de Maisena

Deyvid Manhães é estudante de Sistemas de Informação, formado como técnico em eletrotécnica, apaixonado por tecnologia, pet, entusiasta de culinária e agora redator do Manual de Orquídea. Email: deyvidmanhaes2@gmail.com