Os lindos e pomposos vasos vietnamitas vem ganhando cada vez mais espaço na decoração de interiores e no paisagismo de áreas externas.
Isso porque suas cores esmaltadas brilhantes e luxuosas, suas composições sofisticadas e sua alta resistência são a combinação perfeita entre decoração e durabilidade.
Entretanto, tenho que destacar que existe no mercado opções verdadeiras dos vasos vietnamitas e as paralelas, que são inspiradas nos mesmos.
Sendo assim, vamos discutir um pouco sobre como saber se você está diante de uma peça legítima ou diante de um item inspirado pela fabricação vietnamita.

Vasos vietnamitas o que são?
Bem, pra começo de conversa, os vasos vietnamitas originais são peças fabricadas no Vietnã, através de um processo de fabricação utilizando placas de argilas internamente aos moldes das peças.
Esses vasos são bem grossos e seu processo de esmaltação é feio através do derretimento de resina ao pó de vidro ou areia. Esse esmalte é derretido em um processo de queima sobre a superfície do vaso.
É um processo totalmente artesanal e o esmalte fica fundido à argila.
Além disso, outra peculiaridade é que nesse processo de queima surgem manchas únicas na superfície do vaso.
Logo, se você tiver diante de um vaso vietnamita verdadeiro, perceberá que o esmalte será super denso, a coloração não será uniforme, ao contrário será bem rústica e com manchas.
Também, a argila utilizada nos vasos vietnamitas é rica em mica, o que a torna mais clara, mais puxado para o tom acinzentado.
Ao contrários dos vasos paralelos fabricados no Brasil e China que são ricos em óxido de ferro. Nesses vasos a argila é avermelhada e a esmaltação é bem uniforme e brilhante.
Sendo assim, você pode imaginar que a resistência dos vasos verdadeiros é bem maior, pois são feitos artesanalmente e possuem uma camada de argila bem grossa.
Outro ponto a ser considerado é o custo! Isso porque os originais possuem preços altíssimos, pois o custo de fabricação é muito alto, sem falar da importação e da originalidade das peças.
Entretanto, hoje, quando falamos em vasos vietnamitas, pensamos em peças inspiradas nesse processo de fabricação dos artesãos do Vietnã.
Logo, você poderá adquirir peças a custos muitos mais baixos, mas igualmente bonitas e que irão deixar o interior da sua casa e jardim ainda mais sofisticado.
Vamos conferir agora alguma ideias de decoração com essas linda peças.
Vasos vietnamitas na sala
Esse tipo de vaso é muito empregado na decoração de interiores, ainda mais quando pensamos em salas de estar.
Isso porque sua imponência e cores vitrificadas tornam o ambiente mais sofisticado e luxuoso.

Vasos vietnamitas no jardim
Já, nos jardins, essas peças ficam lindas em composições de vasos gigantes. Não há como tanta beleza passar despercebida, não é mesmo?

Vasos Vietnamitas na varanda
Mas, mesmo em espaços pequenos é possível utilizá-los para trazer cor e dinamismo ao ambiente.

Composições de vasos vietnamitas
Além disso, as composições em trio são uma tendência no paisagismo de áreas externas.

Com cores esmaltadas e brilhantes
Então, confira agora algumas das colorações mais utilizadas em vasos vietnamitas.
Azul

Preto

Verde

Branco

Vermelho

Como fazer vasos vietnamitas
Porém, se você é daquelas que adora um DIY, então, acompanhe os tutoriais abaixo e faça você mesmo o seu vaso vietnamita!
Fabricação
Pintura
Leia Mais: Jardim no quintal: como fazer + 9 ideias simples para renovar o seu cantinho
Curtiu as ideiasde vasos vietnamitas que o Manual de Orquidea te mostrou hoje? Então, compartilhe este post com seus amigos nas suas redes sociais favoritas.
Confira as postagens mais recentes do Blog:
- Peperômia-Melancia: como cuidar e usar essa linda planta pendente na decoração da sua casa
- 5 Ideias elegantes de como usar jarros na decoração de interiores que serão tendência em 2024
- Saiba como fazer muda de Antúrio em casa usando esse passo a passo simples
- Receita de massa de pizza de liquidificador fácil, levinha e deliciosa. Recheie como quiser!
- Planta onze-horas: uma suculenta de flores coloridas muito fácil de cuidar. Aprenda com essas 5 dicas!