Quer aprender como plantar rosas no seu jardim de um jeito bem fácil e deixar o seu espaço ainda mais bonito com as cores e delicadeza dessa linda flor?
Então, se atente às 3 dicas de plantio de rosas super fáceis que você vai aprender aqui no Manual de Orquídea no artigo de hoje.
Além disso, é preciso saber quais cuidados são essenciais para que a sua plantinha se mantenha saudável e florida o ano todo!
Mas, fique tranquila porque tudo isso você vai aprender agora mesmo! Você vai ver como é super fácil! Vem comigo!

3 formas fáceis de plantio de rosas no jardim
Bem, primeiramente, é fundamental que você aprenda a plantar a sua mudinha corretamente.
Por isso, vou te ensinar 3 formas simples e super eficazes de fazer o plantio dessa bela flor aí no seu cantinho verde, seja em um canteiro, seja em vasos.
Então, veja a seguir o passo a passo do plantio de cada uma dessas formas e escolha aquela que mais gostar para começar o cultivo da sua roseira.
Você pode plantar rosas utilizando os seus galhos
Digamos que você tenha sido presenteada com rosas naquela data especial, como o seu aniversário ou o dia dos namorados e deseja aproveitar e plantar as rosas no seu jardim.
Então, o que você precisa é seguir os seguintes passos:
- Primeiro, pegue um galho e retire dele, com a ajuda de uma tesoura, a florzinha e as folhas maiores.
- Também faça um corte diagonal na outra ponta do galho, ou seja, a ponta que vai entrar em contato com a terra.
- Em seguida, coloque o galho em um recipiente com água e deixe lá por uns 3 dias. Uma dica legal é adicionar umas 3 a 4 bolinhas de NPK na água.
- Após esse período é hora de fazer o plantio do seu galho na terra. Portanto, é importante que a terra esteja adubada! Além disso, um substrato ideal para plantio é a mistura de terra e areia em proporções iguais, ou seja, metade de cada.
- Por fim, basta seguir com os cuidados com a roseira conforme te mostrarei mais adiante.

Outra alternativa é plantar as rosas em vasos
Mas, se a sua intenção é realizar o cultivo das rosas em vasos, então, acompanhe o passo a passo abaixo:
- Para começar escolha um modelo de vaso com boa profundidade, pelo menos 30 centímetros e que contenha furos no fundo e adicione algum elemento drenante como pedra brita ou argila expandida.
- Em seguida, coloque o substrato, o ideal é que seja uma mistura de terra adubada com areia grossa em proporções iguais um pouco acima da metade do vaso.
- Então, faça um buraco na terra e plante as suas mudinhas.
- Por fim, adicione o restante do substrato até que as mudinhas fiquem firmes e compacte o solo com as mãos levemente.
Uma técnica interessante e bem eficaz é plantar as rosas em batatas
Entretanto, um jeito super diferente, mas muito eficaz de plantio é através da utilização de batatas para acelerar o crescimento das raízes e fornecer nutrientes para a sua roseira se desenvolver mais rapidamente.
Para aplicar a técnica, acompanhe o passo a passo abaixo:
- Primeiramente pegue um galhinho, apenas 1 galhinho e retire dele a flor e todas as suas folhas! É importante cortar a extremidade de forma diagonal, como no plantio de galhos que mencionamos no início do artigo, e deixar cerca de 15 centímetros de caule para a realização do plantio.
- Em seguida faça um furo na batata com o auxílio de um parafuso e finque a estaca na batata. Deve ficar bem firme!
- Agora, em um vaso ou canteiro coloque o substrato que já te ensinei, ou seja, metade de terra adubada e metade de areia grossa, faça um buraco, coloque a batata com a estaca e cubra com o restante do substrato. Importante deixar pelo menos metade do caule livre.
- Além disso, uma dica legal é fazer uma mini estufa para ajudar no brotamento da sua rosinha! Para isso, corte o fundo de uma garrafa pet e coloque por cima da sua estaca!
Dicas de cuidados com sua roseira
Agora que você já sabe como fazer o plantio da sua rosa, acompanhe as dicas de cuidado abaixo para cuidar da sua rosa e deixar o seu jardim super bonito e colorido!
Como regar a sua roseira
Regar a sua roseira é bem fácil! Basta que você faça a rega apenas 1 vez por semana, preferencialmente num horário em que o sol estiver bem forte para que a água não fique acumulada na terra da sua plantinha.
A iluminação ideal
Sol pleno é a melhor forma de cultivar a sua roseira! Portanto, escolha um local onde a sua planta irá receber grande quantidade de sol a maior parte do dia e que seja bastante iluminado mesmo nos horários de menor luz solar.

Como adubar a sua rosa
Agora, para garantir que suas rosas se desenvolvam de forma saudável, é fundamental fazer a adubação periódica das suas roseiras.
Sendo assim, bimestralmente, coloque farinha de ossos ou NPK 04-14-08 para estimular a floração da sua verdinha!
Leia Mais: Planta Jade: muito fácil de cuidar e de alta durabilidade! Confira essas 5 dicas de cultivo simples.