Lambari-roxo: uma planta versátil e repleta de cor. Aprenda a cuidar dessa linda verdinha!

O Lambari-roxo é uma daquelas plantas de cor estonteante e folhagem exuberante que encanta aqueles que cruzam o seu caminho!

Por isso, hoje falaremos sobre os cuidados necessários para cultivar essa plantinha em casa e desfrutar de todo o seu charme e beleza.

Aliás, vale lembrar que o Lambari-roxo também pode ser usado tanto no paisagismo, como na decoração de interiores.

Mas, no segundo caso, alguns cuidados especiais devem ser tomados! Então, vem comigo aprender a cultivar a Lambari-roxo, que talvez aí na sua região seja chamada de Trapoeraba!

lambari-roxo
Foto: Reprodução

Como cuidar da Lambari-roxo e mantê-la bonita o ano todo aí no seu jardim ou dentro da sua casa

Essa linda plantinha é muito fácil de cuidar, muito mesmo! Mas, mesmo assim, é preciso se atentar a alguns pontos para que ela se desenvolva e se reproduza bem. Confira as dicas a seguir e as coloque em prática ainda hoje!

lambari-roxo
Foto: Reprodução

Solo

A sua Lambari-roxo vai precisar de um solo com boa drenagem. Por isso, é preciso fazer furos na parte debaixo do seu vaso!

Em seguida, adicione uma camada de drenagem, como pedras britadas, por exemplo, e depois faça uma forragem desse material com areia ou manta bidim.

Adubação

Além disso, a adubação é outro ponto importante! Aqui, o ideal é que o adubo seja misturado à terra.

Portanto, uma dica é retirar um pouco da terra superficial, adicionar algum adubo orgânico, como o Bokashi, por exemplo, e em seguida cobrir novamente com a terra.

Depois, basta regar a sua plantinha para que o substrato possa ser liberado, auxiliando assim o fornecimento de nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. 

Rega

A rega deve ser periódica, aproximadamente na frequência de 3 vezes por semana.

Entretanto, regue-a apenas quando a terra estiver quase seca novamente. Isso porque a Lambari-roxo gosta de solo úmido, mas não encharcado!

Iluminação

Aqui está um ponto bem interessante do cultivo dessa verdinha, pois ela se dá bem tanto em ambientes sombreados quanto em ambientes de sol pleno.

Entretanto, é preciso fornecer a ela pelo menos 2 horas diárias de luz solar!

Inclusive, quando você for cultivá-la dentro de casa, não esqueça dessa dica! Sendo assim, o ideal é deixá-la próxima a uma janela que receba bastante iluminação.

Mudas

Suas mudas são feitas a partir de estaquias da sua plantinha. Portanto, basta pegar um galhinho da sua planta, retirar algumas folhas, fincar em terra adubada e aguardar o enraizamento.

Toxicidade

Não deixe a Lambari-roxo ao alcance de crianças e pets, pois ela possui oxalato de cálcio que é tóxico quando ingerido!

Veja também: Cultive a Dracena e desfrute da beleza das cores dessa linda plantinha no seu jardim

Rafaela Lucena
Rafaela Lucena
Rafaela Lucena é Editora do Blog Manual de Orquídea, jardineira, decoradora, entusiasta de culinária e redatora apaixonada por Blogs!

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

SIGA-NOS

8,405SeguidoresSeguir
30SeguidoresSeguir
2,020InscritosInscrever

VEJA MAIS